4 coisas que você não deve postar no Facebook

Confira alguns cuidados que você deve ter para garantir sua segurança nas redes sociais.

Hoje em dia, é possível postar no Facebook e em outras redes sociais desde fotos e vídeos, até memes, opiniões e pensamentos. Só na plataforma do Facebook, 102 milhões de brasileiros se conectam e compartilham seus momentos todos os meses¹.

Mas tanta gente conectada chama a atenção de criminosos e pessoas mal-intencionadas, que podem se aproveitar de qualquer informação e vulnerabilidade para te prejudicar.

E se você adora compartilhar sobre seu dia a dia nas redes sociais, aí vai um alerta. “Publicações que parecem inofensivas, como status de relacionamento, datas de aniversários e até fotos, podem ser usadas por hackers contra o usuário, que pode sofrer diversos prejuízos, como ter seus dados roubados”, explica Emilio Simoni, Diretor do dfndr lablaboratório de segurança digital.

Geralmente, cibercriminosos criam perfis falsos para acompanhar outros usuários, procurando alguma brecha para “atacar”.

Em 2017, o dfndr security, aplicativo gratuito de segurança, bloqueou mais de 1 milhão de páginas falsas apenas no Facebook. “Além disso, os hackers costumam lançar diversas iscas nas redes sociais, como phishing e spam, que podem infectar e danificar o celular ou computador da vítimas com malwares”, completa Simoni.

O que você não deve postar no Facebook

Os especialistas de segurança do dfndr lab listaram 4 cuidados que você deve ter ao postar no Facebook ou em qualquer outra rede social:

1 – Não informe dados pessoais, como CPF, identidade e contas de serviços online

Qualquer pessoa mal-intencionada que possua os seus dados pode se passar por você, para aplicar golpes em outras pessoas. Por isso, quanto menos informações pessoais você compartilhar, mais seguro você estará.

Leia mais: Cuidado ao compartilhar o seu número de CPF na internet

2 – Evite postar fotos íntimas

E redobre o cuidado ao enviar fotos íntimas em conversas privadas. Isso porque hackers ou pessoas mal-intencionadas podem roubar o conteúdo e usá-lo contra você, fazendo chantagens ou vazando as imagens na internet. Para aumentar a segurança de suas conversas, você pode utilizar o aplicativo de privacidade dfndr vault.

Através da função “Compartilhamento Seguro”, você pode enviar fotos e vídeos de forma criptografada e o destinatário não poderá tirar print, compartilhar ou salvar esses arquivos no celular. Desta maneira, nem mesmo um hacker poderá acesso. Você pode utilizar o recurso gratuitamente no app, com limite de 25 fotos.

Instale o dfndr vault. Instale o dfndr vault.

Leia também: Como mandar nudes em segurança?

3 – Não compartilhe sua localização, viagens e endereços residenciais

Através da sua localização, um criminoso saberá todos os locais em que você está, inclusive se você está fora de casa. Dessa forma, ele pode invadir a sua casa ou até tentar te sequestrar na rua. Também evite informar publicamente que está sozinho em casa.

4 – Não acredite em tudo que vir

É comum que hackers criem diversas armadilhas nas redes sociais, usando links maliciosos contendo phishing e spam, para aplicar diversos tipos de golpes.

Geralmente, eles usam indevidamente nome de marcas famosas, anunciando supostas promoções ou fazendo promessas para ganhar brindes e presentes e, ao tocar no link, você pode ter seus dados roubados ou ser induzido a baixar apps infectados com vírus, por exemplo.

Em caso dúvida, verifique se um link é seguro no site do dfndr lab.


¹ Dado divulgado pelo Facebook em 19 de abril de 2016.

PUBLICIDADE

dnfdr vault protege suas fotos com senha. Baixe agora!

Tags: