Como acelerar a sua conexão Wi-Fi

Com essas dicas básicas, você conseguirá aumentar a velocidade da sua conexão Wi-Fi do seu celular e do seu computador.

Uma das principais preocupações do usuário quando contrata serviços de internet é saber se está realmente pagando por uma conexão rápida que vale o preço pago.

Para não passar por isso, o ideal é, antes de contratar, realizar uma pesquisa com outras empresas e conferir os diferentes pacotes de internet que oferecem, como funcionam e quanto custam. Assim, você conseguirá tomar uma decisão mais assertiva pelo que mais atende as suas necessidades.

Agora, para acelerar uma conexão Wi-Fi já existente, há alguns truques bem simples e muito mais fáceis de realizar do que ligar, esperar por horas e discutir com alguém de um call center. Nós da PSafe Blog sugerimos o seguinte:

Localização

O lugar onde foi instalado o seu roteador pode sim afetar a qualidade do sinal, por isso, recomendamos sempre deixá-lo em lugares altos e centrais. Se o seu roteador é daqueles que têm antena para enviar sinal para o resto da casa, coloque-as em ângulos retos apontando para a parede. Isso porque os sinais emitidos viajam com a ajuda das paredes, mas, geralmente, não as atravessam com força suficiente.

Troque o seu roteador

Este é um dos primeiros pontos a serem considerados se você mantém o mesmo roteador desde a contratação da sua internet, ou seja, há alguns anos.  A maioria dos roteadores fornecidos pelas empresas tem antenas multidirecionais, mas talvez no seu caso seja interessante trocá-lo por um unidirecional pois eles possuem uma potência e qualidade de sinal muito maior.

O uso desse tipo de roteador é mais conveniente em casas e apartamentos onde o wireless geralmente fica em uma extremidade e deve lançar o sinal em uma só direção.

Configure o canal e a frequência

Um dos ajustes mais simples e recomendáveis é o uso dos canais 1, 6 ou 11 que geralmente contam com mais velocidade, mas também são válidos o 2 ou o 10.

A frequência ideal é 2,4 GHz para casas grandes porque tem maior alcance e chega a atravessar as paredes. Já para os apartamentos, 5 GHz é o suficiente, pois garante ótima potência com menor alcance.

Evite o roubo de sinal

Muitas pessoas nem se dão ao trabalho de colocar uma senha no seu roteador, o que acaba facilitando e muito a vida dos que buscam e se aproveitam do sinal aberto. Sem contar que as informações transmitidas ficam expostas à curiosidade alheia.

Nunca esqueça de colocar uma senha de acesso à sua rede e garanta que ela seja bastante segura.

Instale um amplificador de rede

É mais barato que comprar outro roteador ou contratar um plano mais caro de internet. Os amplificadores servem para estender o alcance do sinal original e devem ser colocados nos pontos da casa onde o sinal é visivelmente mais fraco ou quase inexistente.

Observe regularmente a velocidade

Depois de ter seguido um ou mais dos nossos conselhos recomendamos que você acompanhe o desempenho da sua rede. Para isso, você pode usar o site www.speedtest.net ou mesmo o próprio PSafe Total que tem uma função feita para ajudar você nisso.

Esse acompanhamento poderá ajudá-lo a verificar se a velocidade contratada corresponde realmente a que chega ao seu computador, o que às vezes não acontece e, também, a descobrir se o número de dispositivos que usam a sua rede não exige a contratação de um pacote mais potente de internet.

Tags: