Como baixar fotos do Facebook e Instagram

Você sabia que tem como baixar todas as suas fotos do Facebook e do Instagram para guardar com você? Aprenda a fazer isso de forma segura.

Que você é louco por redes sociais, a gente já sabe. Não é atoa que o Brasil figura entre os principais mercados para empresas deste segmento. Primeira rede de grande sucesso por aqui, o Orkut já não existe mais, mas deixou muita gente com saudade do humor peculiar das suas comunidades.

Felizmente, um dos principais usos da rede social, se autopromover organizar e mostrar as passagens audiovisuais mais interessantes da sua vida, já pode ser arquivado de outras formas. Caso você se canse de estar conectado ou tenha que deixar a rede por alguma outra razão. Daí, sorte, amigo.

O principal terror de quem decide sair de uma rede social é perder todas as suas fotos. Hoje nós voltamos e vamos ensinar algumas formas disponíveis para você baixar as suas fotos do Facebook e Instagram.

Como baixar fotos do Instagram

A primeira opção e que ainda funciona no Facebook, é o Social Downloader, que permite a gestão de fotos de diversos perfis. Para isso basta incluir uma nova conta ‘add account’. O software faz a separação das fotos, permite a você visualizar e baixar suas fotos, as fotos de amigos e ainda acompanhar alguns detalhes, como o número de likes e de comentários que o arquivo teve. Legal, né? Mas até que seja necessário, os programas parecem sem muita serventia, já que o Facebook e o Instagram continuam ativos, diferentemente do Orkut.

Mas existem casos especiais, como os abaixo. Além de diversos outros, claro!

Como baixar fotos do Facebook

Para baixar as fotos do Facebook você precisará de uma extensão. O fbDownloader é fácil de usar e permite três opções: baixar os seus álbuns de fotos do Facebook, baixar as fotos que você foi marcado no Facebook e ainda baixar álbuns completos de fotos dos seus amigos na rede. Você precisa baixar o programa e escolher a pasta do computador que receberá a cópia das fotos. Porém não permite navegar na rede a partir do programa. Você precisará informar login e senha no Facebook para continuar.

Outro recurso é o Facebook Álbum Downloader, você também precisa estar logado na sua conta do Facebook e utilizar um descompactador de arquivos para instalar a extensão no seu computador. Ele tem a opção de ‘high quality’, fotos na qualidade máxima da rede, mas não espere nada muito elaborado, já que as fotos do Facebook são de baixa qualidade. Você pode baixar os álbuns dos seus amigos e os seus próprios.

Como baixar uma cópia do perfil do Facebook

O Facebook oferece uma maneira oficial de você baixar todas as suas informações de perfil por meio do gerenciamento da sua conta. Para isso abra as ‘Configurações’ do Facebook. Clique na setinha no canto superior direito, depois ‘Configurações’. Ainda dentro de ‘Geral’, você vai encontrar meio discreto ‘Baixe uma cópia dos seus dados do Facebook’.

Marque ‘Abrir meu arquivo’ e informe a sua senha da rede social. Fotos, vídeos e publicações serão baixadas no seu computador. Depois, para abrir o arquivo será necessário confirmar a sua identidade, como forma de manter a segurança da rede.

Como baixar o perfil: fotos, vídeos e publicações de um falecido

O Facebook permite, em alguns casos, a familiares terem acesso à memória de um ex-usuário da rede social. Por motivos de falecimento, por exemplo. Se você quer guardar a memória de um ente querido, precisa entrar em contato com o Facebook. Clique aqui para solicitar o acesso aos dados.

Tags: