Como bloquear fake news no WhatsApp?

Cansado de receber notícias falsas nos grupos? Saiba como bloquear fake news no WhatsApp.

As notícias falsas, também conhecidas como fake news, têm sido o assunto do momento. As informações erradas circulam com rapidez e ganham alcance gigantesco, especialmente, quando compartilhadas no WhatsApp. Se você fica incomodado com esta enxurrada de notícias distorcidas e quer saber se tem como bloquear fake news no WhatsApp, acompanhe este tutorial.

Leia mais: Aprenda a identificar o golpe do falso emprego

A epidemia das fake news:
De acordo com o Relatório da Segurança Digital do dfndr lab, laboratório de cibersegurança da PSafe, foram detectadas 4,4 milhões de casos de fake news no Brasil, somente no segundo trimestre de 2018. Justamente devido à facilidade para disseminar notícias falsas e pelo grande número de usuários no país, o WhatsApp tem sido o meio mais utilizado para espalhar fake news. Mais de 90% das fake news detectadas de abril a junho foram compartilhadas dentro do mensageiro.

Como identificar fake news?
Para você ficar protegido, o especialista em privacidade do dfndr lab, Frank Vieira, dá algumas dicas: “há alguns sinais que ajudam a identificar uma notícia falsa, como o título sensacionalista, erros de grafia no texto ou a falta de fonte confiável na matéria. O ideal é sempre desconfiar quando vir algum destes sinais e não clicar no link suspeito para não colocar seu celular em risco. Mas, para ficar realmente protegido, o ideal é ter um aplicativo de segurança instalado no celular que te alerta em tempo real sempre que te enviam uma notícia falsa no WhatsApp, Messenger e SMS”.

Como bloquear fake news no WhatsApp?
Ativando a função “Bloqueio de Hackers” do dfndr security, aplicativo de segurança gratuito para Android, você recebe alertas sempre que acessar uma notícia falsa ou receber um link para uma fake news no WhatsApp, Facebook e SMS. Além disso, o app também avisa quando encontrar uma ameaça de vírus e toda vez em que você acessar sites falsos ou maliciosos. Toque aqui para instalar.

Para ativar o Bloqueio de Hackers, logo após a instalação, abra o seu dfndr security e clique nos 3 tracinhos na parte superior, ao lado do nome do app. Em seguida, clique em “Configurações” e em “Antivírus”, depois habilite a função “Bloqueio de Hackers (Antiphishing)” e, pronto, você está protegido.

PUBLICIDADE

acelere-seu-android-instale-dfndr-security

Tags: