Como cancelar o acesso de apps ao seu Instagram

Conceder permissões para que outros apps acessem a sua conta do Instagram pode ser perigoso. Saiba como se proteger!

Você sabia que é possível conectar outros apps à sua conta do Instagram? Dessa forma, dá para se logar em sites e em outras redes sociais automaticamente, sem precisar digitar a sua senha. Contudo, é preciso ter cuidado aos tipos de permissões que você concede aos apps, pois eles podem deixar seus dados vulneráveis.

Existem diversos tipos de permissões que os apps podem solicitar para se conectar ao seu Instagram, como: acessar suas informações básicas, acessar sua lista de amigos, acessar conteúdo público, entre outros. Segundo Emilio Simoni, Diretor do dfndr lab – laboratório especializado em segurança digital – os usuários devem prestar atenção nos tipos de permissões que o app em questão está solicitando e não conceder caso elas sejam intrusivas.

“Alguns aplicativos prometem recursos que vão contra a Política de Privacidade do Instagram e, em geral, eles solicitam permissões intrusivas, como curtir e comentar fotos ou seguir contas de outros usuários. O grande problema é que esses apps podem passar a fazer ações no perfil do usuário sem o seu consentimento”, explica Simoni.

Simoni alerta, também, que os maiores riscos ao usuário que concede permissões a outros apps para acessarem a sua conta do Instagram são roubos de dados pessoais, fotos e vídeos. “Um bom exemplo disso é quando o usuário dá permissão para um app mal-intencionado acessar as suas fotos. O dono do aplicativo pode programar o download das fotos do perfil da vítima, podendo, posteriormente, publicar o conteúdo em outras páginas na internet”, completa Simoni.

Dica dos especialistas do dfndr lab:
O usuário deve ficar em alerta caso identifique qualquer movimentação estranha em sua conta do Instagram, como postagens ou comentários em fotos de terceiros que ele não fez, pois isso pode significar ações de apps mal-intencionados conectados ao perfil da vítima. Nesses casos, o ideal é que ele cancelar o acesso destes apps ao seu instagram.

Como cancelar o acesso de apps ao seu Instagram

O passo a passo para cancelar o acesso de apps ao seu Instagram é bem simples. No entanto, o procedimento deve ser realizado pelo Computador Desktop, na versão web da plataforma, pois essa funcionalidade não está disponível no celular. Confira:

1 – Logue na sua conta do Instagram pelo computador;
2 – Vá até o seu perfil. Para isso, basta tocar no desenho do bonequinho, localizado na parte superior direita da sua tela;
3 – Escolha a opção Editar perfil;
4 – Em seguida, toque em Aplicativos autorizados;
5 – Confira todos os apps que têm acesso a sua conta do Instagram, escolha qual deseja remover e, por último, toque em Revogar acesso.

PUBLICIDADE

acelere-seu-android-instale-dfndr-security

Tags: