Computador novo, mas configuração antiga

Se você já formatou – ou comprou – um computador sabe o quanto é chato configurá-lo da forma que gostamos, com os programas e arquivos essenciais para o […]

Se você já formatou – ou comprou – um computador sabe o quanto é chato configurá-lo da forma que gostamos, com os programas e arquivos essenciais para o bom uso da máquina. Neste post, conheça algumas dicas simples para agilizar a transferência de arquivos importantes entre um PC antigo e novo.

Windows Easy Transfer

O próprio Windows possui uma ferramenta que agiliza o backup. Ele permite salvar em um pendrive ou HD externo músicas, vídeos, configurações do Windows e uma série de informações de forma simplificada. Procure o Windows Easy Transfer na barra de pesquisa do Windows e siga as instruções. Após concluir a transferência de dados, no computador novo, é só você procurar o Windows Easy Transfer e descarregar os arquivos.

Favoritos

Ao fazer um login no Chrome, você automaticamente está salvando todas as configurações do navegador. Isto inclui histórico de páginas visitadas e os sites favoritos. Para ter o Chrome igual em todos os computadores é só entrar com a sua conta do Google em Configurações.

O Firefox também salva na nuvem todas as suas informações através do Firefox Sync. Este vídeo ensina como criar uma conta no Firefox Sync.

Se você usa o Internet Explorer pode salvar em um pendrive a pasta Favoritos que fica em C:\Users\Nome_do_Usuário\Favoritos

Programas com limite de máquinas

Alguns programas que precisam de assinatura, como o Office 365 ou o iTunes, possuem um limite determinado de quantos computadores podem utilizar o serviço. Lembre-se de desautorizar a máquina quando for inutilizar o computador. No Office 365 você terá que ir em Arquivo, depois em conta e em Gerenciar sua Conta. Lá estarão todas as máquinas onde o software estiver em uso. Já no iTunes você terá que ir em Loja e Desautorizar este Computador.

Games

Se você não quer perder seu “save” quando trocar de computador, uma dica bem legal é utilizar serviços de cloud. Programas como o Drive ou o Dropbox permitem sincronizar qualquer pasta para que ela possa ser acessada pela internet. Encontre onde os “save files” dos seus jogos preferidos estão arquivados e sincronize a pasta na nuvem. Depois, quando instalar o jogo no novo computador, é só fazer o download do “save” e salvar na pasta correta.

 

Tags: