rp_roubar-wi-fi-1_2014-09-01.jpg

Como descobrir se meu sinal Wi-Fi está sendo roubado?

Descubra se tem alguém roubando seu sinal de wi-fi

Nem sempre quando a internet fica lenta de uma hora para outra a culpa é da operadora. O motivo pode ser algum vizinho gaiato que conseguiu acesso a sua rede Wi-Fi, seja por ter descoberto a senha ou por a rede estar desprotegida. Neste tutorial, aprenda como descobrir quando alguém está roubando sua internet wireless.

Passo 1: Descubra o Gateway Padrão

Para entrar no administrador que configura o roteador é preciso descobrir o Gateway Padrão. Para isso, abra o Prompt (Iniciar>Pesquise por cmd>clique para abrir o cmd). Na linha de comando digite ipconfig e aperte a tecla enter. Aparecerá o Gateway Padrão, além de uma série de informações referentes à rede local.

Passo 2: Entre no administrador do roteador

Após ter descoberto o Gateway Padrão, entre na configuração do roteador. Digite o número encontrado na etapa anterior em seu browser. Será pedido um login e uma senha para entrar. Caso não saiba essas informações, pode pedi-las à sua operadora.

Passo 3: Veja a lista de dispositivos conectados à rede

Cada fabricante tem um sistema próprio de configuração, o que pode ocasionar diferença de um roteador para o outro. Geralmente os dispositivos conectados podem ser visualizados em "Local Network", "My Network" ou "Attached Devices". Encontre algumas dessas opções e veja a lista de aparelhos conectados à sua rede.

Passo 4: Detecte dispositivos desconhecidos

O endereço MAC é um conjunto de letras e números únicos que todos os aparelhos com capacidade de se conectar a uma rede possuem. Através deles é possível descobrir se um aparelho desconhecido está conectado à sua rede. Faça um levantamento dos números MAC dos seus gadgets. Se algum endereço MAC não bater com os dos seus dispositivos, é bem provável que seja algum aparelho do vizinho fazendo proveito do seu sinal wireless.

O que fazer?

Algumas atitudes simples podem ser tomadas para evitar o roubo do sinal Wi-Fi. Uma delas é a troca de senha. Periodicamente altere a senha de acesso a sua rede. Escolha senhas fortes, com letras, números e caracteres especiais. Lembre-se também de dar prioridade na configuração da rede ao WPA2 , protocolo de segurança mais atual e confiável.

Outra medida que pode ser tomada é configurar o roteador para que ele dê acesso somente aos endereços MAC cadastrados. Vale ressaltar que, neste método, todo dispositivo, mesmo que tiver a senha, deverá ter seu endereço MAC na lista de aparelhos autorizados.