rp_app-parou-erro-android_2015-01-27-17-41-10.jpg

Como evitar as paradas inesperadas de aplicativos no Android

Você já recebeu a mensagem “o aplicativo parou”? Esse erro é mais comum do que imagina. Descubra algumas formas de contorná-lo!

Você já se deparou com o fechamento inesperado de algum app no seu Android? Se sim, saiba que não está sozinho. O erro caracterizado pela mensagem “o aplicativo parou” é irritante e chega até a impedir o uso de certos apps por se repetir constantemente. Neste tutorial, você terá acesso a algumas dicas para tentar evitá-lo!

Por que acontece?

Antes de descobrirmos como evitar as paradas inesperadas, é importante saber qual a razão delas acontecerem. Em muitos casos, o problema está ligado a algum defeito no código do app, o que traz problemas na sua execução. E isso acaba sendo muito comum porque existem diversas razões para o código apresentar uma falha.

Uma delas é quando algum dado do aplicativo está corrompido, seja por erro do desenvolvedor ou por alguma instabilidade no dispositivo. Outro exemplo é quando há uma falha no pacote de atualização ou no cache do app.

Mas, é importante lembrar que o erro também pode estar ligado a problemas de memória do smartphone, principalmente, quando o aplicativo é pesado e faz uso intenso da memória RAM ao ser executado.

É possível evitar o erro?

A resposta é talvez. Em alguns casos, é possível evitar totalmente o problema, mas, dependendo da origem do erro, se for uma falha do desenvolvedor, por exemplo, o usuário não terá como contornar. De todo modo, a partir de agora, serão apresentadas algumas soluções superúteis para resolver a maioria dos casos:

  1. O aplicatico começou a falhar? A primeira coisa a se fazer é limpar o cache. Para isso, vá até as “Configurações” > “Aplicativos”, selecione o app em questão e acione o botão para limpar o cache.
  2. Se ainda não funcionar, o próximo passo é apagar os dados do aplicativo. É só ir até as “Configurações” > “Aplicativos”, selecionar o app e clicar em apagar os dados. Lembre-se que, ao realizar essa atividade, você perderá todas as configurações realizadas no app, pois ele voltará ao estado de recém-instalado.
  3. O problema ainda continua? Apesar de parecer bobagem, é muito válido reiniciar o dispositivo. Com isso, o sistema operacional realiza automaticamente alguns processos de limpeza e volta a iniciar tudo corretamente.
  4. Excluiu os caches e os dados e já reiniciou o aplicativo? Então agora verifique se esse é um app que acabou de ser atualizado. Se esse é o caso, então provavelmente o desenvolvedor não projetou bem a atualização dos dados da versão anterior. Por isso, desinstale essa versão e baixe novamente pela Google Play.
  5. Se mesmo assim o erro persistir, pode ser que o desenvolvedor tenha tido alguma falha diretamente na nova versão e ela deverá ser corrigida. Neste caso, não há nada a fazer a não ser desinstalar o aplicativo e entrar em contato para explicar o problema.
  6. Por último, é sempre válido lembrar da mais drástica de todas as soluções: resetar totalmente o dispositivo, retornando aos dados de fábrica do dispositivo. Para isso, lembre-se de fazer todos os backups necessários anteriormente, pois não há como resgatar nenhum arquivo ou app salvo no smartphone.