rp_kiper-parceria-psafe_2014-08-22.jpg

Como evitar que vírus tomem o controle de PC’s e celulares

É melhor instalar produtos de segurança nos seus dispositivos eletrônicos para não se arrepender depois. Entenda o por quê!

É melhor instalar produtos de segurança nos seus dispositivos eletrônicos para não se arrepender depois. E faça isso agora, com apenas um clique, aqui, a facilidade oferecida pela PSafe nos seus produtos, disponível para blindar sua vida online ao mesmo tempo que melhora o desempenho de celulares, computadores e conexões à Internet. Está esperando o que para fechar esta parceria com a gente? Faça parte desse time líder em segurança digital no Brasil.

A PSafe quer fechar uma parceria com você

PSafe Total: segurança online e melhor desempenho para PC e Internet

PSafe Total Android protege mais de 14 milhões de celulares

PSafe Internet: melhor navegador de internet ganha novas funções

Se você comprou um computador ou celular novo ou é ligado no seu aparelho antigo, não vai dar mole e desperdiçar parte do seu potencial e comprometer seu desempenho por cuidados que podem ser facilmente adotados, não é mesmo? O aumento do número de ameaças criadas para atacar computadores e smartphones e a recorrência dos casos de sequestros de dispositivos eletrônicos são alertas a quem negligencia sua segurança digital online. Os velhos cuidados já não adiantam mais e, para não se arrepender depois, é melhor optar por programas e aplicativos que se comprometem com a proteção de máquinas e equipamentos eletrônicos.

Algumas ameaças circulam por anos até serem descobertas, como foi o caso do malware Careto, encontrado 7 anos depois de criado e após ter infectado milhares de computadores no mundo inteiro. Por isso, a melhor saída para evitar dor de cabeça e prejuízos é impedir a infecção de PC’s e celulares a ter que limpá-los depois.

PSafe Total e PSafe Internet podem garantir sua proteção online

A defesa proativa e o conjunto de motores de proteção dos produtos da PSafe agem além da busca por vírus e malwares catalogados, eles verificam comportamentos incomuns dos equipamentos que podem sinalizar a existência de problemas e emitem alertas para que você fique ciente do que acontece em suas máquinas. Aliados de peso para garantir sua privacidade e manter suas informações valiosas a salvo de criminosos e espiões.

Dicas para escapar das ameaças que circulam na Internet

  • Acostume-se com o meio digital

Passe a verificar os softwares e APP´s instalados no computador e Android e conheça os programas que rodam no seu dispositivo. Crie o hábito de abrir o Painel de Controle e comprove se nenhum software novo foi instalado sem a sua concordância. Faça o mesmo com seu navegador de internet, abra as configurações e verifique plug-ins e extensões que estão gravados nele.

Se você já usa o PSafe Internet como seu navegador padrão, sempre que um novo software é baixado no seu equipamento, você é avisado por alerta do ‘Gerenciador de Download’. O mesmo vale para seu Android, com a nova aba de sugestão e gerenciamento de aplicativos do PSafe Total Android. Caso perceba a instalação involuntária de algum programa, saiba que seu dispositivo está infectado!

  • Aprenda mais sobre tecnologia

Ela vai guiar o futuro, senão o seu, o do seu filho. Aproxime-se do tema, comece a se aprofundar e aos poucos o assunto não será mais um bicho de sete cabeças. Comece aprendendo a diferenciar vírus, malware, adware, trojan, backdoor e rasomware. Aos poucos estes nomes serão mais familiares para você.

Vírus: código malicioso que possui capacidade de se espalhar pelo Sistema, infectando outros arquivos.

Malware: qualquer software ou APP que altera o funcionamento normal de computadores e smartphones a fim de monitorar e capturar informações.

– Adware: programa que se executa automaticamente e exibe anúncios sem a permissão do usuário.

– Trojan: comumente respondem por estágios iniciais de infecção. O programa se mantém oculto enquanto baixa e instala ameaças mais robustas. Pode vir em arquivos de música, e-mail ou escondidos em sites maliciosos de download.

– Backdoor: programa que abre caminho para acesso remoto ao sistema ou rede infectada de dispositivos eletrônicos.

– Ransomware: códigos maliciosos que sequestram arquivos ou todo o sistema da vítima utilizando criptografia.

Depois, conheça as formas mais comuns de infecção de dispositivos eletrônicos e considere-se um conhecedor moderado de segurança da informação.

– Phishing: tentativas de ataques por e-mail e websites na tentativa de capturar informações pessoais, como senhas, se passando por empresa ou pessoa confiável.

– Drive-by download: downloads realizados sem a autorização do usuário, em alguns casos se faz passar por componente necessário para visualização de páginas e pode infectar até sites legítimos, como aconteceu no exemplo abaixo.

– Facebook spam: mensagem falsa de redirecionamento recebida de pessoa conhecida.

– IM spam: técnica antiga de spam de redirecionamento em programas de mensagens. O mais atacado hoje é o Skype.

– Exploits: comando ou código que se aproveita de vulnerabilidades de segurança existentes em softwares e APP´s para invadir o sistema.

  • Crie o hábito de otimizar seus dispositivos

Apagar arquivos desnecessários e liberar memória de processamento dos equipamentos eletrônicos preserva a potência das máquinas, deixando-as rodando com mais velocidade. Assim, será mais fácil e rápido identificar quando algum problema começar a interferir no seu desempenho.

  • Tenha o hábito de promover varreduras periódicas por vírus

Mesmo sem nenhum sinal aparente de infecção, faça uma varredura profunda por malwares ao menos uma vez por semana. Quanto antes um invasor for descoberto, menor o risco de que seja utilizado para abrir caminho e brechas para novas infecções. Por isso, é importante manter as proteções existentes ativas. Passe o antivírus também em celulares. O PSafe Total Android é o APP de segurança com o maior capacidade de proteger celulares Android de ameaças desenvolvidas especificamente para atacar usuários brasileiros e latino-americanos.

  • Seja proativo e vigilante

Ao perceber algum comportamento suspeito, seja no Android, seja no PC, desconfie imediatamente de um invasor oculto. E para afastar sua suspeita, conte com a ajuda do nosso departamento técnico, faça contato e nós descobriremos se é ou não uma ameaça virtual. O e-mail é: labs@psafe.com.

E, caso tenha baixado um programa que você adora, mas que desperta suspeita de um dos nossos 4 potentes motores de proteção, envie o nome do software ou APP para whitelist@psafe.com e libere sua circulação em toda a rede de proteção da PSafe, após análise do departamento técnico. Depois ter a saúde do programa verificada, você não será mais incomodado com alertas de falsos positivos. Mas fique atento, muitos programas legítimos são hackeados e utilizados para espalhar vírus. E, no Android, a situação é ainda mais complicada, já que para fazer a varredura por APP´s falsos, os FakeID, é necessário ser Root.

  • Divirta-se com a tecnologia

Para aproximar você e o meio digital e criar um canal de comunicação rápido, simples e eficaz, nós temos o Kiper, mascote da empresa, que interage com você nas redes sociais e aparece toda sexta-feira no Blog pode tirar suas dúvidas sobre o universo da tecnologia. Use!

Aos poucos, introduza na sua rotina leituras sobre segurança da informação. Assim, ficará por dentro do que está rolando de mais legal no mundo digital e reconhecer ameaças virtuais vai ser tão fácil quanto notar um resfriado. Você pode começar assinando o RSS do nosso Blog e transformando o PSafe HOME em sua página inicial de Internet. Lá, você encontra mais notícias sobre Tecnologia e pode concentrar, no mesmo ambiente, as notícias que te interessam dos principais portais da internet brasileira.

Links para download

PSafe Total para Windows e Mac

PSafe Total para Android

PSafe Internet