Keylogger, o que é e como se proteger?

Keyloggers são aplicativos maliciosos que roubam informações dos usuários no computador, veja aqui os vários tipos de keylogger e como se proteger.

Muitas vezes com a finalidade de capturar senhas, números de cartões de crédito e afins, os keyloggers registram todo o movimento do teclado. São programas de computador capazes de monitorar, armazenar e enviar todas as teclas digitadas pela vítima para um cracker. Atualmente, os keyloggers são incorporados em outros códigos maliciosos como trojans, para o roubo de logins ou dados bancários.

Geralmente executados em background (segundo plano), não requerem interação direta do usuário para ser executado.

Tipos de Keyloggers

Keyloggers de hardware

Os mais conhecidos são DIY e o KeyTek. Capturam centenas de teclas de uma única vez e as gravam na memória flash do próprio dispositivo.

Keyloggers de software

São simplesmente programas instalados no sistema do usuário.

Keyloggers de Kernel

Executado no arranque do computador, antes de o usuário ter acesso ao sistema. Recebem dados diretamente do dispositivo de entrada, normalmente o teclado.

Clickloggers

Captura área em torno do mouse a cada clique realizado pelo usuário, podendo identificar qual botão foi clicado. Comumente usados para extrair senhas de teclados virtuais.

Videologgers ou Screnloggers

São trojans que filmam toda operação de navegação. Funciona como uma câmera que capta toda ação dentro do sistema ou na web.

Caso desconfie de infecção por keyloggers do computador, não acesse contas bancárias, nem perfis e e-mails sociais e laborais. A prevenção é a melhor forma de se proteger.

Dicas de proteção contra keyloggers

  • Não acessar sites pornográficos
  • Não abrir e-mails de spam e suspeitos
  • Não abrir links duvidosos enviados por Skype, Twitter etc
  • Cuidado ao abrir em cracks ou keygens
  • Cuidado ao entrar em sites gratuitos de download de músicas e jogos
  • Instale antivírus e anti-spyware, mantendo-os atualizados e ativos

Exemplos de Keyloggers

  • Ardamax Keylogger 3.0
  • Actual Keylogger
  • Powered Keylogger 2.2
  • MSN Messenger Keylogger 2.7
  • Advanced Keylogger 2.0

Muitos Keyloggers também são utilizados de forma legítima, principalmente por empresas para monitoramento dos funcionários, ou como método de controle de pais sobre a navegação dos filhos na internet.

Keylogger para Android

Como monitorar o uso do Android?

Você pode instalar um app para monitorar a atividade no seu celular Android. Isso para saber como seus filhos e ou funcionários estão usando seus telefones. Pode ser uma excelente ferramenta para quem paga plano de telefonia móvel ou desconfia do uso feito da Internet por filhos e funcionários.

O app Mobile Spy, pago, permite acompanhamento e acesso a todas as mensagens de texto, monitoramento de sites, rastreamento de posição e controle remoto.

Veja o dicionário de vírus completo.

Tags: