Como fazer o seu smartphone voar de tão rápido

A maneira como você cuida do seu telefone pode ser responsável pelo bom (ou mau) desempenho dele. Aprenda a deixá-lo leve e rápido como se fosse novo.

A maioria de nós acumula tanta coisa no smartphone que mais cedo ou mais tarde, não adianta, a queda na performance vai dar um jeito de aparecer. Claro, como qualquer outro eletrônico, os telefones têm suas limitações — e nós, condicionados a querer sempre o melhor desempenho, nos irritamos logo ao primeiro sinal de lentidão.

O problema é que nem todo mundo se dá conta de que o bom funcionamento do celular também depende dos nossos hábitos e dos cuidados que dedicamos a ele.

Leia também: Dica imperdível para você acelerar seu Android

É possível, sim, ter um smartphone que não custa tão caro e tem um bom desempenho. Duvida? Então siga as nossas dicas e comprove você mesmo.

De quantos apps você precisa para ser feliz?

Menos, bem menos do que você imagina. Repense as suas necessidades e comece a se desfazer de aplicativos que só estão no telefone para acumular poeira. Quais você menos usa? Eles são mesmo necessários? Vamos lá, mantenha só o que realmente importa.

Ter aplicativos em excesso ocupa espaço e torna o “raciocínio” do celular mais lento. Quando ele estiver cheio demais, logo você vai notar uma queda no tempo de resposta aos seus comandos. Ninguém merece, né?

Prefira armazenar apps no cartão SD

Libere espaço na memória do telefone remanejando os apps que você tiver baixado para o cartão SD. No Android, vá em Configurar > Aplicativos. Lá, deslize para a direita e vá até No cartão SD. Toque nos apps que não estiverem marcados e, em seguida, na opção Mover para cartão SD. Espere um instante e pronto, logo seu Android terá mais espaço livre para “pensar”.

Limpe seu celular com regularidade

Eventualmente, dedique-se a eliminar dados temporários, que vão acumulando com o tempo. No Android, vá em Configurar > Armazenamento. Então, toque em Dados de apps e conteúdo de mídia. Os apps vão ser listados em ordem decrescente, ou seja, do mais pesado para o mais leve. Toque no nome de um deles e, em seguida, em Limpar dados.

Atenção! Esta opção exclui permanentemente os arquivos e as configurações do aplicativo. É uma medida extrema, mas que libera bastante espaço do celular. Quando reabrir o app que acabou de limpar, será como se tivesse acabado de instalá-lo, ou seja, você vai ter de fazer login etc. Se fizer isso com o Spotify, por exemplo, você vai precisar baixar de novo todas as músicas que havia salvo offline. Então, fique esperto e escolha bem quais apps vai limpar.

Reinicie seu celular uma vez ao dia

Veja bem, não é dar boot ou forçar o desligamento. É só desligar e ligar de novo, algo bem simples e que toma só um minutinho do seu tempo. Que tal, então, se habituar a fazer isso sempre na mesma hora? Acordou, reiniciou. Fácil, né?

Esse “respiro” é importante para que o telefone comece de novo, do zero, os processos que já vinham se acumulando (e tornando a operação pesada) ao longo das últimas horas de uso.

Faça backup dos seus arquivos

Nada de acumular trocentas fotos nos álbuns do telefone. Procure fazer todos os meses um backup de tudo o que está armazenado. Salve suas fotos no computador ou na nuvem, em pastas organizadas, para que você não perca a referência de absolutamente nada. Isso libera espaço e faz com que o celular dedique o máximo de desempenho para o que realmente importa.

Pronto, agora é só curtir seu smartphone mais leve, rápido e com mais espaço!

Tags: