Como fazer seu projeto decolar com ajuda da internet

Saiba como ajudar a viabilizar projetos na rede e como conseguir ajuda para tirar as suas ideias do papel

Se você tem uma ideia brilhante, mas não tem a grana necessária para torná-la realidade talvez a internet possa te dar aquela ajudinha. Existem vários sites onde você pode arrecadar fundos de pessoas do mundo inteiro de forma rápida e prática, sem qualquer burocracia.

O financiamento coletivo, também conhecido como crowdfunding, começou a se popularizar a partir de 2005 e já deu vida aos projetos mais mirabolantes, desde filmes, shows e até mesmo bugigangas tecnológicas. Conheça algumas das maiores plataformas de crowdfunding do mundo e tenha dicas para conseguir bater a meta de arrecadação do seu projeto.

Kickstarter

Nada menos do que a maior plataforma de financiamento coletivo do mundo, o Kickstarter deu o pontapé inicial a inúmeros projetos promissores. Entre os que levantaram fundos no site estão o Pebble, o Oculus Rift e o videogame Ouya. Ao todo já foram arrecadados mais de US$ 1 bilhão. Se você está procurando algum item inusitado, como soldados de plástico fazendo yoga, vale a pena ficar acompanhando a lista de projetos e quem sabe apoiar os que forem mais legais. O único problema é que a criação de projetos para arrecadação de fundos não está disponível para residentes do Brasil.

Indiegogo

Outra plataforma gigante do crowdfunding é o Indiegogo. Por lá, já passaram vários projetos legais, como o UpRight, o Solar Roadways e o No More Woof. Ele é um pouco menor do que o Kickstarter em relação a dinheiro arrecadado, mas, mesmo assim, é possível encontrar várias ideias diferentes como séries de TV, documentários e, claro, aparatos tecnológicos. Se você é brasileiro e está buscando reconhecimento internacional e, de quebra, levantar dinheiro para o seu projeto, o Indiegogo pode ser uma ótima alternativa.

Catarse

Maior plataforma de crowdfunding do Brasil, o Catarse também é um dos pioneiros em financiamento coletivo por aqui. Diferente de outras plataformas, a maioria dos projetos do Catarse é para alguma ação social, como levantamento de fundos para ONGs ou festivais de música independente e filantrópicos. Outro tipo que faz bastante sucesso por lá são os projetos de filmes e documentários, como o "Sertão como se fala", que pretende percorrer o nordeste para contar os diferentes sotaques do semiárido brasileiro. Se você procura pequenas quantias para financiar o seu projeto, o Catarse pode te ajudar a realizar o seu sonho.

Dicas

Recompensas: para conseguir bater a meta de arrecadação em sites de crowdfunding nada melhor do que incentivar os seus apoiadores com recompensas. A criatividade pode fazer com que mais pessoas se engajem na sua causa. Para os que pagarem a menor cota, você pode fazer um pequeno agradecimento em forma de créditos no vídeo ou em um post no Facebook. Conforme o preço da cota for subindo, você pode ir pensando em brindes como camisetas e até mesmo em versões especiais do produto ou um DVD personalizado, caso o projeto seja em vídeo.

Vídeo: caprichar no vídeo de apresentação do projeto também pode fazer com que mais pessoas te apoiem. Seja o mais detalhista possível, mas sem fazer com que fique chato e técnico demais. Lembre-se: a criatividade é a sua principal aliada.

Redes Sociais: quanto mais você divulgar o seu projeto, mas chance tem de ele ser reconhecido por mais pessoas e, consequentemente, angariar mais fundos. Crie páginas específicas para o seu projeto e capriche na linguagem e no conteúdo visual. Lembre-se de sempre mostrar os benefícios do seu projeto aos seguidores, assim como chamar cada vez mais amigos para apoia-lo.

Tags: