Saiba identificar se seu Antivírus é falso e como se proteger dele

Tem muito hacker que esconde arquivos maliciosos em programas. Aprenda como identificar um Antivirus falso antes que ele infecte seu computador.

Instalar um antivírus é fundamental para proteger sua máquina dos maiores perigos da internet. Mas o número de sites com plugins e ferramentas e até mesmo, antivírus falsos, e que podem expor uma ameaça significativa para a segurança de seu computador. O centro canadense de luta contra golpes, por exemplo recebeu mais de 15.000 de reclamações ate esta data, para uma perda total de mais de $1.000.000. Um estudo de 13 meses de Google encontrou mais de 11.000 domínios individuais envolvidos na distribuição de programas AV falsos.

O golpe opera de muitas formas. Aqui estão algumas maneiras de identificar e evitar software e sites antivírus fraudulentos:

Imitações de marcas antivírus existentes

Falsos anúncios de software e sites frequentemente simulam o nome e o logotipo de marcas conhecidas. Procure as discrepâncias, especialmente na ortografia. Segundo Softpedia, esta versão de golpe de antivírus aparece mais frequentemente em sites norte-americanos e Austrália.

Ofertas do tipo "pague por scan"

Uma variação comum de golpe antivírus conduz aos usuários a um site malicioso que executa uma análise falsa de seu sistema e "detecta" malware . Em seguida pede que você pague para "limpar" seu computador. Raul Alvarez, investigador de segurança em Fortinet, enfatiza que "nenhum fabricante de software AV com reputação fará que um usuário final pague para analisar seu sistema caso já tenha as últimas atualizações instaladas em suas máquinas".

Para tirar o falso programa antivírus, escaneie seu sistema utilizando um software antivírus legítimo e siga os passos indicados. E se você já proporcionou informação de cartão de crédito, ligue para sua companhia de cartão de crédito imediatamente.

Uma falsa sensação de segurança

Um endereço conhecido também pode te levar a um antivírus falso por meio de links e anúncios fakes que podem direcionar para páginas de AV fraudulentas. Sites populares como DailyMotion e WordPress, junto com seus usuários, foram objeto de ataques de golpes antivírus utilizando estes métodos.

A utilização de janelas emergentes ou pop-ups neste tipo de golpe é frequente. Não clique em popups ou banners que são "alertas de vírus". Eles são desenvolvidos para assustar os usuários de Internet com conhecimento menor e que podem comprar o software falso.

Abaixo, selecionamos alguns conselhos para você fugir dos falsos antivírus:

Experimente um novo navegador. PSafe Internet para o Windows é um navegador de Internet que permite usar de forma segura a Internet. PSafe Internet tem um bloqueador de popups,de publicidade invasiva e loja de softwares integradas, além de carrega suas páginas até duas vezes mais rápido que outros navegadores populares;

Instale programas antivírus e antispyware com boa reputação, e mantenha-o atualizado;

Não abra arquivos anexos de e-mail a menos que conheça e confie na fonte;

Estude todas as funções dos seus softwares de segurança e configure-o de acordo com as suas necessidades;

Busque por certificações.  Antívirus recebem certificações de entidades independentes que comprovam a eficácia do produto. Estas certificações são exibidas por meio de selos como o da AV Comparatives e da ICSA labs;

Troque  a configuração de segurança atual a um nível superior.

 

 

Tags: