Identifique perfis fakes na internet!

Aprenda a identificar perfis fakes de famosos na internet e confira alguns posts engraçados feitos nos falsos perfis.

Hoje praticamente todo mundo possui um perfil em alguma rede social. Atletas, atores, cantores, artistas e celebridades em geral compartilham opiniões, fotos e o seu dia a dia em ferramentas como Facebook, Twitter, Instagram.

A presença massiva de famosos estimulou a criação de perfis fakes nas redes. E o uso pode ser positivo ou negativo. Alguns deles são bastante divertidos, como caso da Dilma Bolada, perfil falso no Twitter e Facebook, que finge ser a presidenta Dilma Rousseff e que possui mais de 200 mil fãs e seguidores.

Administrado pelo humorista Jefferson Monteiro, recentemente, o perfil chegou a discutir através de tweets com o líder do PSB na Câmara, deputado Beto Albuquerque (RS), no início do ano, que acusou o perfil de fazer campanha antecipada para Dilma Rousseff por meio dos posts nas redes sociais. Jefferson respondeu. "Também está faltando trabalho para o @BetoAlbuquerque na Câmara: ele vai ao TSE contra mim no Facebook. Hahahaha… Beijinho no ombro!".

No entanto, nem todos os perfis são divertidos e abertamente falsos. Muitos realmente tentam enganar as pessoas e irritam os verdadeiros famosos. O caso mais recente ocorreu com a atriz Grazi Massafera. Durante uma partida da Copa do Mundo em Manaus, o perfil fake fez elogios à cidade e ao estádio.

Através de sua conta no Instagram, a atriz respondeu com uma foto e a declaração: “Não tenho Twitter nem Facebook ! É um tanto doentio dar opiniões e ter atitudes atrás de uma falsa identidade! #avidaecurta #sejamaisvc #amorproprio. Boa noite".

Grazi teve perfil falso criado no Twitter

O cantor Zezé di Camargo também disparou contra um perfil fake com o nome de sua atual namorada Graciele Lacerda, no Instagram, e pediu para que seus fãs denunciassem a página falsa. “Gente, por favor, me ajudem a denunciar esse fake ‘@lacerdagraciele’ que fizeram em nome da minha namorada”.

O perfil fake tem feito posts sobre o relacionamento de Zezé com a ex-esposa, Zilu. Em uma postagem recente, o fake colocou uma foto antiga dos dois e lembrou, na legenda, que Zilu esteve ao lado do cantor sertanejo quando ele ainda não era famoso e rico.

A namorada de Zezé também foi alvo de perfil fake

Já a cantora Gretchen denunciou um perfil falso dela no Facebook em maio. Tudo aconteceu após uma postagem ofensiva do falsário. "Me xingam de tudo que é nome: dino, sapo, mas quem tem casa em Paris e está morando em Lisboa, fortuna de mais de R$ 2 milhões, carros e diamantes e mais de 15 milhões de discos vendidos sou eu”. O fake possui mais de 90 mil seguidores.

A cantora Gretchen tem um fake no Facebook

É importante alertar que criar um perfil falso em qualquer rede social é crime. Usar indevidamente a imagem de alguém pode acarretar em punição cível. Já a exploração da imagem em conjunto com dados pessoas é crime de falsa identidade.

E há agravantes. Se o perfil tiver objetivos ilícitos e com intuito de prejudicar a pessoa verdadeira, o crime pode ser qualificado como difamação. Em todos os casos, o fake pode ter que pagar uma indenização. Alguns cuidados podem ser tomados para tentar garantir que você não está seguindo um perfil falso.

Indicações de um perfil fake

Selo de autenticidade

Ao lado de perfis verdadeiros de pessoas públicas famosas há um certificado de “verified account”. A pessoa precisa comprovar sua identidade para conseguir o selo, que fica ao lado do nome do perfil, abaixo da foto.

Veja no perfil do Luciano Huck como identificar perfis verdadeiros

Fontes oficiais

Pessoas famosas possuem sites. Visitar a página oficial na internet é um bom caminho. Dentro do site normalmente existem links que levam diretamente para os perfis oficiais no Twitter, Facebook e Instagram.

Alguns sites, inclusive, publicam as últimas postagens nas redes sociais.

Pesquise e analise

Entre no perfil da pessoa e analise o que foi postado anteriormente. Erros de português ou opiniões absurdas que não condizem com a personalidade da pessoa verdadeira são indícios. Faça buscas na internet. Postagens falsas em geral se tornam notícias nos portais de jornais e revistas.

Seguidores

Uma pessoa famosa deve ter milhares de seguidores e isso é um bom indício de que o perfil é verdadeiro. Além disto, uma pessoa pública segue e é seguida por outros famosos.