Como limpar o seu Facebook dos vírus

As ameaças de vírus do Facebook agem de forma simples, através de links, podendo infectar seu computador ou, até mesmo, o seu navegador. Saiba como!

Você já acabou caindo naqueles golpes do Facebook, onde te marcam em links que prometem emagrecimento rápido ou ganhos extraordinários, somente trabalhando em casa? Estes são apenas alguns exemplos e, apesar de serem muito citados, ainda fazem muitas vítimas. O problema é que, mesmo com a remoção da ameaça pelo PSafe Antivirus, a sua conta do Facebook continua infectada. E aí, o que pode ser feito? Neste post, a PSafe explica tudo o que você precisa saber para se livrar de vez desse incômodo.

Como atuam os vírus no Facebook

Os golpes no Facebook são aplicados de maneira muito parecida. Basicamente, uma ameaça pode infectar o seu computador ou o seu navegador através de uma extensão ou de plugins maliciosos. Assim, várias mensagens mal-intencionadas começam a ser automaticamente enviadas pelo seu usuário de Facebook, marcando os seus amigos nos posts com supostos links.

Neste momento, não adianta se desesperar. O jeito é aprender o que fazer para desinfectar seu perfil na rede social. Alguns usuários questionam a PSafe a respeito desse procedimento, e, uma coisa é certa: muitas vezes é necessário limpar o navegador e investigar o que está errado no browser. Você pode pensar: não é função do PSafe Antivirus remover esse tipo de ameaça?

A resposta é sim, desde que o malware tenha infectado somente seu PC. Ou seja, se você é vítima de um golpe e tem o seu PC infectado, o PSafe Antivirus faz sua parte e remove a ameaça do computador. O problema, neste caso, é quando o navegador está com problemas.

O que realmente ocorre é que: a maioria dessas ameaças que postam mensagens sem a autorização do usuário infectam o browser através da instalação de extensões ou complementos. Por isso, o vírus não está alojado no computador em si e a remoção total não pode ser realizada apenas por meio do antivírus. Mas há uma solução simples para esse problema!

Como remover as ameaças do seu Facebook

O primeiro passo é agendar uma verificação com o PSafe Antivirus, já que o programa vai verificar todo o computador e identificar qualquer ameaça que esteja presente, eliminando-o.

Em seguida, você deve limpar os dados de navegação. Cada navegador tem uma maneira de fazer isso, mas, geralmente, basta você clicar no botão de “Configurações”, depois em “Opções”. Se você utiliza o PSafe Web, você deve clicar em “Configurações”, depois em “Opções” e abrir a guia “Avançadas”. Então clique no botão “Limpar”, ao lado de “Limpar dados de navegação”.

O próximo passo é verificar os complementos e extensões que foram adicionais ao seu navegador.  Remova todos os complementos e extensões que você não conheça ou ache estranhos. Para conferir as extensões, basta acessar “Ferramentas” e, depois, “Extensões”.

Outra alternativa interessante é verificar se o seu Facebook está com algum aplicativo malicioso instalado. O procedimento é bastante simples: você deve clicar no cadeado que está localizado na barra superior da tela do Facebook e clicar em “Ver mais Configurações”.

Em seguida, clique no ícone “Aplicativos” e verifique todos os apps que estiverem ativos na sua rede social. Se você encontrar algum que seja desconhecido, desative-o clicando em “Editar”, então, “Remover aplicativo”.

Estas atitudes devem livrar você de qualquer possível ameaça. É simples, basta você seguir o passo-a-passo!

Tags: