Como manter seu smartphone livre de vírus

Smartphones também são vulneráveis à vírus, não se engane. Para ficar longe de problemas, confira aqui nossas dicas sobre como evitar vírus no celular.

Vírus são quase sempre associados a computadores. Mas com a popularidade dos smartphones, os hackers estão se tornando mais experientes na elaboração de vírus especificamente para o seu smartphone.

Considerando-se que o seu telefone tem todos os tipos de dados pessoais – desde seus contatos a fotos de família – um smartphone hackeado pode ser tão prejudicial quanto um computador invadido.

Como resultado, os usuários de smartphones devem tomar as precauções abaixo para manter seus smartphones seguros, pois assim os vírus serão interrompidos antes que eles ataquem seu celular.

Todos os usuários estão vulneráveis

Não importa se você tem um Android, iPhone ou Blackberry. Todos esses smartphones têm falhas de segurança que hackers podem explorar. Normalmente, os vírus são menos comuns em smartphones porque downloads de aplicativos devem ser feitos através de uma loja oficial, como Google Play ou App Store da Apple.

Mas isso não significa que qualquer telefone está a salvo de vírus, já que alguns vírus já foram encontrados na loja oficial do Google, por exemplo, e, porque cresce mercado negro de aplicativos.

Por outro lado, em um computador você pode instalar programas a partir de qualquer site. Por isso, o mercado de aplicativos móveis é a principal razão de os smartphones serem mais seguros contra vírus do que os computadores.

Para ter a mesma segurança em desktops que em celulares, você pode escolher o PSafe Internet, navegador e loja de softwares gratuitos para Windows, como sua central de downloads para ter a certeza de baixar apenas programas livres de vírus, é o selo de garantia de segurança da PSafe.

Comparando a segurança de um Smartphone

Android, iOS, Windows Phone e Blackberry podem pegar vírus, mas o Android é considerado por muitos como o sistema operacional móvel menos seguro. Isso ocorre porque o Android é open-source, o que significa que qualquer um pode olhar o código por trás dele. Isto significa que criar software malicioso é mais fácil para os hackers no Android do que em um sistema fechado como iOS, que é mais seguro, mas não totalmente, especialmente se você fizer um jailbreak, o que você nunca deve fazer se você se preocupa com a segurança do seu smartphone.

Então, como posso evitar vírus no meu Smartphone?

Uma das maneiras mais infalíveis para impedir seu smartphone de contrair um vírus é usar um sistema de segurança móvel, que oferece proteção contra a ação de malwares, verifica anexos de e-mail maliciosos, bloqueia spams de SMS e chamadas, ao mesmo tempo que melhora o desempenho do aparelho. Esta ferramenta pode ser um salva-vidas para o seu telefone, uma vez que serve como um monitor de segurança interno.

Escolhendo o Psafe Total, você conta com uma ferramenta de antivírus embutida para verificar seus telefones Android em busca de vírus de entrada. O scanner de checkup global de telefone verifica aplicativos de fundo, arquivos da lixeira e uso de dados, checando sua vulnerabilidade. Além disso, se o seu telefone for roubado, o dispositivo antirroubo permite configurar várias opções, como enviar um alerta de SMS a um amigo quando o seu cartão SIM for alterado ou bloquear o telefone remotamente após o roubo.

De qualquer maneira, tenha sempre um backup de dados mais importantes para caso seu telefone seja hackeado ou receber um vírus e necessite passar por reformatação. Ao fazer backup de seus contatos e arquivos confidenciais, será mais fácil se recuperar de um vírus. Independentemente disso, seguindo as dicas acima, será possível para a maioria dos usuários de smartphones evitar a infecção por vírus.

Tags: