Como os objetos inteligentes funcionam

Você já ouviu falar das camas inteligentes, smartwatch, casa inteligente e internet das coisas. Mas você sabe como esses objetos funcionam? Conheça o WSN

Você lembra dos filmes sobre o futuro com a cafeteira que liga assim que você acorda e a cama se arruma sozinha? Isso não será mais um sonho.

Algumas dessas ações futurísticas já estão virando realidade. Tudo isso se deve aos WSN (Wireless Sensor Network) e à IoT (Internet of Things).

O que é WSN

Eles são sensores implantados em objetos do dia-a-dia para captar informações sobre você e seu dia-a-dia, como umidade, temperatura, respiração, frequência cardíaca, movimento e outros. Com esses sensores e microcomputadores o objeto para a integrar o grupo da Internet das Coisas (IoT), tornando-se objetos inteligentes.

Como funciona

Os sensores se conectam a um microcomputador e ao wifi do local, além de se comunicarem com outros objetos inteligentes. É a internet das coisas em ação. Os WSN em si só capturam as informações a serem analisadas e colocadas em prática pelos apps.

Todas as informações são gravadas e analisadas. Em seguida o app gera um relatório e determina como os aparelhos inteligentes da casa devem funcionar para ajudar o usuário.

Por exemplo, já existe a SleepIQ Kids, uma cama infantil que monitora o sono da criança e alerta o smartphone dos pais se houver muito movimento ou se ela sair da cama. Também conta com um sensor de movimento que acende uma luz embaixo da cama, assim ele terá a certeza de que não há bicho papão.

A iluminação fica acesa até os sensores indicarem que o pequeno pegou no sono. Os WSN capturam a respiração, os batimentos cardíacos, movimentos e mais, permitindo que os pais acompanhem tudo pelo app.

Também existe a Luna, colcha inteligente que aprende, através das suas noites de sono, como melhorá-lo. Ela permite que você acesse via app no celular relatórios sobre o seu sono ou programe a temperatura que deseja e o horário.

Ela também pode ter temperaturas diferentes para cada lado da cama. Além de escolher o melhor momento para te despertar, de acordo com a profundidade do seu sono no espaço de 30min antes do seu horário limite para acordar.

Como se não fosse suficiente, ela também se comunica com os outros objetos inteligentes, como a tranca da casa ou a cafeteira. Bom neh? E toda essa informação é criptografada.

E você, está esperando o que para entrar na onda da Internet das Coisas?

Tags: