Como otimizar a experiência de usuários no seu site

A experiência dos usuários ao acessarem um site é um fator importante para a eficiência dele. Confira algumas dicas de como otimizar a sua plataforma!

Já não é novidade que, na internet, além de conteúdo interessante, é necessária uma boa aparência para os usuários se interessarem por um site. Para empresas que dependem inteiramente da eficiência de seu material online, isso torna-se ainda mais relevante. Por isso, a “cara” que você vai dar para o seu produto é muito importante e deve ser valorizada como tal.

Nessa mesma linha, a usabilidade de um site tem que ser extremamente simples e democrática. Ela deve ser fácil para que o usuário mais avançando consiga tirar proveito e o usuário mais inexperiente – ou, até mesmo, bêbado – possa entender sobre o que se trata. Por isso, identificar o objetivo do site e para quem ele é destinado já na página inicial é muito importante.

Outra coisa que deve ser pensada na hora de definir o seu design é a portabilidade para as plataformas mobile. É muito desconfortável e chato ficar arrastando a tela do seu celular para poder ler um texto só porque ele não “coube” na largura certa, não é mesmo? Portanto, fique de olho em como ele será visto em um dispositivo móvel e se ainda continua eficiente nessa plataforma.

Um item bastante utilizado por sites, principalmente de lojas, é o cadastramento de usuários. Nada melhor do que recolher informações do seu cliente para poder enviar conteúdo e anúncios direto para o e-mail dele. Porém, é preciso ficar ligado na quantidade de campos que você irá cobrar do visitante para o cadastramento. Lembre-se: em alguns casos, menos é mais!

Isso vale também para sites que tentam ser extremamente responsivos e interativos. É legal ver um efeitozinho ao passar o mouse por um item do menu, mas o excesso de movimento pode deixar o usuário bastante confuso e “assustado” ao acessar o seu conteúdo.

Por fim, uma preocupação valiosíssima é a boa catalogação das suas informações dentro da internet. Você deve pensar em palavras-chaves imprescindíveis e tentar linkar outros conteúdos para gerar maior engajamento dos visitantes. Assim, você garante que o seu público-alvo encontre facilmente tudo o que você tem a oferecer e ainda descubra muitos outros conteúdos interessantes sem estar procurando.

Gostou? Conhece mais alguma dica para otimizar sites? Deixe sua sugestão nos comentários!