Dicas de como proteger os seus arquivos na nuvem do Google Drive

Nesse post, você encontrará dicas de como otimizar o uso da nuvem do Google, o Google Drive, mantendo seus documentos e arquivos sempre seguros.

Google Drive é uma ferramenta que permite aos usuários armazenar arquivos na nuvem. É uma central de armazenamento de documentos, fotos e outros arquivos que pode ser acessada de qualquer computador em todo lugar do mundo. Isso é o que se denomina armazenamento em nuvem.

Qualquer tipo de documento pode ser guardado no dispositivo. Tudo muito útil e fácil. Mas, como nada é perfeito e nem tudo são flores, existem os pontos negativos da utilização do sistema.

Em questões relativas à segurança, o armazenamento gera muita desconfiança nos usuários. Já que as informações, muitas das vezes importantes, ficam num ambiente virtual.

O aproveitamento pleno dessa tecnologia necessita de conexões rápidas e estáveis, devido aos arquivos serem, em sua maioria, streaming e jogos, e pelo fato de ficarem em pontos distantes.

Use o Google Drive com segurança

Como usar o Google Drive com segurança

Diante dos prós e contras, o próprio Google dá algumas dicas sobre como manter seu Google Drive protegido. Vamos a elas:

Verificação da conta

Em primeiro lugar, é necessário fazer algumas verificações na sua conta. Cheque a existência de vírus e malware e atualize regularmente suas opções de recuperação de senha. Inscreva–se, também, numa verificação chamada duas etapas.

Navegador

Atualize com frequência seu navegador e o sistema operacional.

Senhas

Não utilize sua senha em outros sites. Proteja-a sempre!

Computador compartilhado

Se você está num computador compartilhado, sempre saia de sua conta ao terminar de utilizar para evitar que outros tenham acesso a ela.

Ainda no caso de um computador compartilhado, a orientação é não instalar na máquina o Google Drive para Mac/PC.

Tomando esses cuidados, é possível usar o Google Drive de forma mais segura, aproveitando as vantagens de poder acessar seus arquivos em qualquer momento e lugar. 

Tags: