rp_trojan-cavalo-de-troia_2014-08-14.jpg

Como proteger seu computador contra os vírus Cavalos de Tróia

Os Trojans são vírus que invadem seu computador e são transferidos por meio de arquivos maliciosos criados por hackers. Saiba como proteger seu PC

A Internet vem com um montão de benefícios, buscas rápidas, networking, conectar-se com amigos e um monte de informação ao seu alcance. Mas a internet também esconde perigos, um deles envolve os hackers que fazem softwares para entrar em seu computador e danificar o sistema.

O Cavalo de Tróia (ou Trojan) tem como objetivo manter-se ocultos enquanto baixam e instalam ameaças mais robustas em computadores e laptops. Ao contrário dos vírus e worms, os Cavalos de Tróia não se propagam sozinhos, podem vir em arquivos de música, mensagens de e-mail, escondidos em downloads e sites maliciosos, que se aproveitam de vulnerabilidades do navegador utilizado para instalar a praga no aparelho.

Na grande maioria dos casos, o Cavalo de Tróia é instalado como se fosse um software original, mas que na verdade, instala uma série de vírus diferentes na máquina do usuário. Só para se ter ideia, hoje, 80% das infecções do mundo são causadas por Cavalos de Tróia.

Esse tipo de infecção pode fazer com que o PC trave diversas vezes, permite que um criminoso possa controlar seu computador e roubar dados, além de modificar arquivos de sistema.

Proteger-se é fácil

Ser vítima de um Cavalo de Tróia pode assustar, mas com proteção de um antivírus, você consegue bloquear esse tipo de ameaça.

Além de baixar um antivírus, certifique-se de que você faz o download de arquivos em sites e servidores confiáveis. Evite blogs de download ilegais, torrents e desconfie de links e anexos enviados por e-mails, mesmo que a mensagem venha de um amigo ou contato confiável.