rp_mail-perigo_2014-05-05.jpg

Como proteger o seu computador de e-mails perigosos

Saiba como evitar infecção de computadores por e-mails maliciosos.

As pessoas trancam as portas porque elas não querem criminosos em suas casas. Mas essas mesmas pessoas convidam criminosos em suas vidas ao não protegerem os seus computadores com medidas de segurança adequadas. É preciso apenas um e-mail perigoso para arruinar seu computador, sua vida financeira, sua identidade e seus relacionamentos em redes sociais como Facebook e Instagram. É importante para qualquer pessoa com e-mail se proteger dos incontáveis ladrões de identidade??, spammers e criminosos que desejam roubar suas informações pessoais.

Aqui estão sete dicas para ajudar a proteger o computador de e-mails perigosos:

Não tenha pressa:

Na sociedade de hoje, todos estão com pressa. Temos telefones celulares, dispositivos digitais e computadores que nos mantêm em constante contato com nossos trabalhos, famílias, e com o resto do mundo. Portanto, é compreensível que alguém abra seus e-mails com pressa para ver as informações que eles contêm. Mas essa pressa pode levar a grandes problemas, porque uma vez que abrimos e-mails perigosos, não há como voltar atrás. Então, não tenha pressa. Examine com cuidado sua caixa de entrada para e-mails não seguros.

Eu te conheço?

Será que você abriria um pacote suspeito vindo de um estranho? Não, certo? Esta mesma regra se aplica aos e-mails. Nunca abra um e-mail de uma fonte desconhecida e suspeita. Todos os dias milhares de milhões de e-mails perigosos são enviados para pessoas inocentes em todo o mundo, e você é uma dessas pessoas. Então investigue de onde seus e-mails vêm. Muitos spams e outros e-mails nocivos podem ter endereços semelhantes a seus amigos, família, contatos de negócios – e até mesmo o seu próprio! Identifique os e-mails, mas não os abra. Esta é uma dica. Saiba exatamente de quem são os e-mails enviados a você. Caso contrário, apague-os.

Cuidado com Links e anexos:

Muitos e-mails perigosos não se tornam perigosos até que você execute algum tipo de ação que permita que os seus elementos nocivos acessem seu computador. Este acesso geralmente vem na forma de links ou anexos. Ao clicar e abrir links e anexos de fontes nocivas – especialmente aquelas que aparecem como empresas legítimas, como o seu provedor de Internet ou banco – assim você irá convidá-los a invadir seu computador e destruir, roubar ou manipular as suas definições computador e informações valiosas.

Proteja-se:

A melhor defesa contra e-mails perigosos é a instalação de medidas de segurança em seu computador. Software de proteção e antivírus criam uma parede digital de segurança em torno de seu computador que identifica e bloqueia e-mails perigosos. Existem muitos tipos de pacotes de software de segurança disponíveis, mas os melhores serviços abrangem ofertas que protegem contra vírus prejudiciais, spam, malware e e-mails que buscam contas desprotegidas. O PSafe Total para PC/Mac, por exemplo, oferece um pacote de antivírus e proteção completa que é simples de instalar, usar e atualizar. Invista em um pacote como o PSafe e não deixe suas finanças, informações pessoais e identidade aberta para os ladrões cibernéticos.

Eduque-se:

A tecnologia está sempre mudando. Existem desenvolvimentos tecnológicos que levam a versões atualizadas dos telefones celulares, software e computadores pessoais, as organizações e os indivíduos que desejam causar danos também estão constantemente melhorando suas técnicas. É de sua responsabilidade se manter informado sobre novos vírus e ameaças ao seu computador, e garantir que o seu software de proteção seja atualizado. Com o PSafe rodando, você garante sempre a versão mais atual, que se atualiza na nuvem. Lembre-se que a tecnologia muda rapidamente, e por isso você deve se adaptar rapidamente, também.

Avise os outros:

Sempre haverá pessoas que não investem seu tempo ou dinheiro para proteger seus computadores. Essas pessoas são um perigo para todos os que estão conectados. Se por algum motivo o computador torna-se corrompido, infectado ou contaminado por um vírus ou malware prejudicial, é sua a responsabilidade avisar os outros. Muitas vezes, os computadores infectados irão enviar spam a todos os e-mails listados na seção de contatos, criando uma situação embaraçosa para os infectados ao se desculparem com os outros por e-mails "enviados" por eles e admitir não estarem seguros.

Clique em sair

Há momentos em que muitos de nós podemos usar computadores públicos para verificar os nossos e-mails de um cybercafé ou biblioteca. Tenha cuidado ao usar computadores públicos, e se você precisa verificar o seu e-mail, nunca vá embora sem antes sair da sua conta. Você nunca sabe quem está atrás de você.