vírus-no-whatsapp

Vírus no WhatsApp: acho que meu celular foi infectado e agora?

Recebeu um link com vírus no WhatsApp e clicou sem imaginar que corria riscos? Veja como remover a ameaça e proteger seu celular de outros ataques.

Clicou em um link com vírus no WhatsApp e acha que o seu celular foi infectado? Não se preocupe, a gente te ajuda a identificar e remover essa ameaça em poucos passos.

Como identificar se o seu celular realmente foi infectado

Quando um vírus se instala no celular, ele pode executar ações no aparelho sem a permissão do dono. Então se você recebeu um link no WhatsApp, clicou e começou a notar coisas diferentes no seu telefone, é hora de agir!

O primeiro passo é baixar um antivírus de alto nível de eficácia e fazer uma varredura completa. Muitas vezes as ameaças se alojam em partes do sistema do smartphone que não são de fácil acesso para os usuários.
Ao identificar o problema, o app de segurança vai te notificar e remover imediatamente.

Leia também: Por que você deve proteger o WhatsApp com senha

Depois, procure o contato ou grupo que te enviou o link e apague a mensagem maliciosa. Para isso, basta pressionar o dedo sobre o texto e selecionar Apagar ou o ícone de uma lixeira.

Dica: Dê preferência para um antivírus que ofereça antiphishing, como o DFNDR Security – aplicativo gratuito para Android. Essa é uma função do app capaz de fazer varreduras em sites em questões de segundos e enviar alertas ao usuário sobre o nível de segurança da página.

Como reconhecer uma mensagem com vírus no WhatsApp

Os hackers enxergam o WhatsApp como uma grande porta de entrada para os smartphones. Não é à toa, já que diariamente 55 bilhões de mensagens são trocadas entre os 1,3 bilhão de usuários do app mensageiro mais famoso do mundo.
Pensando nisso, a equipe do DFNDR Lablaboratório de segurança especializado no combate ao cibercrime – separou algumas dicas para te ensinar como reconhecer uma mensagem com vírus no WhatsApp.

Mensagem com link

Fique atento às mensagens que possuem links. O perigo não está no recebimento, mas sim no clique. Ao receber uma mensagem assim, evite clicar e questione o contato que te enviou.

Promoções e serviços incomuns

A forma mais comum de atrair vítimas é oferecer promoções, produtos e serviços incomuns. Desconfie de mensagens com links que prometem:

-Produtos de graça ou com preço muito abaixo do mercado;
-Personalização de WhatsApp ou outras redes sociais;
-Vagas de emprego em grandes empresas, geralmente sem especificação de qualificação.

Compartilhamento e informações pessoais

Ao clicar em um link malicioso, o usuário é direcionado para páginas que solicitam informações pessoais (nome, cpf, celular, e-mail, senhas, endereço e até dados bancários) e induzem ele a compartilhar aquele site com outros amigos.
É assim que os hackers conseguem roubar as pessoas e espalhar o golpe sem ter trabalho nenhum. Quanto mais vítimas, mais dinheiro.

Contatos desconhecidos

Recebeu mensagem de um número desconhecido? Se tiver link, não clique e nem compartilhe. Bloqueie o contato para impedir que ele te mande outras mensagens maliciosas.