ícone gmail em tela de smartphone

Como recuperar conta do Gmail?

Esqueceu a senha? Perdeu o nome de usuário? Aprenda como recuperar conta do Gmail rapidamente com estas dicas.

Você é usuário do Gmail, perdeu o acesso à sua conta e agora está se perguntando como recuperar? Então se acalme, pois bastam alguns passos rápidos para recuperar o acesso ao seu e-mail do Google e retomar o controle sobre suas mensagens.

O procedimento é mais simples do que parece, e garante diversas alternativas de recuperação. No entanto, é importante que o usuário utilize apenas o canal oficial da Google para recuperar a conta do Gmail.

Na internet, existem diversos programas que prometem descobrir senhas de e-mail ou outras contas. Se os próprios desenvolvedores do Google afirmam que isso não é possível, então é preciso redobrar a atenção.

Segundo Emilio Simoni, executivo-chefe de segurança do dfndr lab – laboratório especializado em segurança digital – esses programas podem colocar o celular do usuário em risco. “Geralmente são recomendadas instalações de APKs que alteram o sistema operacional, interferem diretamente na segurança do aparelho, e podem gerar problemas de funcionamento”, explica.

Como recuperar conta do Gmail em 5 passos

Confira abaixo o passo a passo para você recuperar seu nome de usuário no Gmail.

  1. Acesse a página de recuperação, digite seu e-mail ou telefone e selecione a opção “Esqueceu seu e-mail?” para seguir as etapas de como recuperar a conta do Gmail.
  2. Em seguida o Google te dará duas opções para localizar seu e-mail: por meio do seu telefone ou do seu e-mail de recuperação cadastrado;
  3. Após informar um dos dois dados, seu nome e sobrenome serão solicitados. As informações deverão coincidir com as registradas em sua conta Gmail a ser recuperada;
  4. Caso informe o telefone celular usado no cadastro, você receberá via SMS um código único para prosseguir no processo de recuperação. Insira-o no espaço determinado para prosseguir;
  5. Todas as contas cadastradas em seu nome aparecerão disponíveis. Clique naquela que deseja acessar e digite a sua senha atual.

O que fazer se o seu e-mail foi hackeado

Quando seu e-mail é hackeado, você pode sentir muita ansiedade para reagir do modo correto. Você precisa tomar medidas imediatas para voltar a assegurar sua conta para prevenir maiores prejuízos ao seu computador e informações pessoais.

Aqui, mostramos como recuperar rapidamente o controle do seu e-mail:

1. Identifique o dano

Se seus colegas de trabalho ou amigos avisam sobre o envio de e-mail estranhos na sua conta, fique alerta! Assegure-se de que ninguém abra um correio eletrônico da conta hackeada. Revise sua pasta de enviados, procurando correios eletrônicos suspeitos que não enviou.

Também é importante assegurar-se de que o ataque não chegou até suas redes sociais ou outras contas vinculadas ao e-mail com atividades suspeitas.

2. Limpe o hardware local antes de reiniciar a segurança de sua conta

Se o hack do correio eletrônico estiver infiltrado no seu computador, trocar a informação de sua conta não ajudará. A nova conta será tão insegura como a antiga. Um dos primeiros passos deve ser executar uma segurança local ou uma solução de segurança para eliminar malwares em seu computador.

3. Considere eliminar a conta

Se o e-mail infectado não se trata do endereço principal, considere eliminar a conta infectada. Esta é uma das formas mais rápidas e limpas para prevenir mais ataques de phishing.

4. Atualize toda sua informação

Pode ser uma dor de cabeça, mas você deve revisar cuidadosamente todos os contatos e preferências guardadas da sua conta. Também deveria atualizar sua pergunta secreta e considerar a adição de uma verificação de duas etapas ao acessar a sua conta de e-mail.

Se seu navegador está configurado para lembrar a informação de sua conta, deverá desativar esta configuração também. É melhor lidar com este tipo de reinício de uma vez e completamente. Do contrário, pode acabar deixando rastros de um vírus que lhe obrigará a repetir o processo de novo depois.

3. Proteja a nova conta de e-mail

Assegure-se de criar uma senha nova e forte que seja única para a sua conta de correio eletrônico. Faça com que seja complexa, e não coloque algo óbvio como seu nome. Você também deve trocar a senha de qualquer outra conta que utilize a mesma do seu e-mail. Não se esqueça de utilizar uma solução de segurança online que proteja sua navegação.

Como excluir uma Conta Google

Faça login no Minha conta do Google > ‘Preferências de conta’ > ‘Excluir sua conta ou seus serviços’. Por fim, basta escolher na lista o que deseja fazer, informar a sua senha e confirmar.

Como redefinir sua senha Google

Se você precisa recuperar senha do Gmail mas não tem ideia de como fazer isso, siga o passo a passo abaixo.

O Gmail tem um espaço criado especificamente para quem precisa recuperar o acesso a uma conta. Na página inicial de acesso, informe seu e-mail e clique em “Próxima”. Depois, selecione a opção “Esqueceu a senha?

Recuperar senha gmail do google

Você será solicitado a acessar seu número de celular cadastrado na sua conta. Isso ajuda o Google a entender que você é mesmo o dono da conta, mas este ainda não é o fim do processo.

A próxima opção é digitar um código de verificação enviado ao seu smartphone. Ele será enviado via SMS para o número de telefone cadastrado para recuperação da conta. Confirme o número recebido para acessar sua conta. Caso não o tenha em mãos, selecione a opção “Não estou com meu smartphone”.

Você também pode receber um código de verificação via um endereço de e-mail de recuperação previamente registrado. Confirme o número recebido para acessar sua conta. Caso não consiga, selecione “Tentar de outro jeito”.

A partir disso, o Google solicitará outras informações, ou um outro endereço de e-mail para que possam entrar em contato e seguir com o suporte. Por fim, uma tela irá te direcionar para a página inicial da recuperação.

Possibilidades de recuperação de senha google gmail

Para não correr riscos, você deve manter as opções de recuperação de senhas das Contas Google atualizadas. As opções principais são via e-mail ou smartphone.

Ao recuperar a senha do Gmail, use uma nova mais segura

Existem diversas dicas que te ajudam a criar senhas realmente seguras para impedir, por exemplo, o acesso e roubo por criminosos das suas contas particulares. O time de segurança do dfndr lab separou algumas dicas para você.

  • Misture letras minúsculas e maiúsculas, números e símbolos em sua senha. Exemplos: !, @, #, $, & ?, *, entre outros;
  • Crie senhas longas para ter mais proteção. É recomendado que você utilize, pelo menos, 8 caracteres;
  • Não utilize sequência de números ou letras, por exemplo 12345 , abcde ou abc123;
  • Evite usar datas de nascimento ou casamento. Não use também o número do seu telefone ou placa de carro, pois são consideradas senhas fáceis de descobrir;
  • Use uma senha diferente para cada conta que possua, como redes sociais, e-mail ou contas bancárias;
  • Altere suas senhas periodicamente. O ideal é que essa troca seja feita a cada 30 dias, ou sempre que achar necessário.

Costuma esquecer suas senhas? Veja esta dica

Uma forma comum de não perder mais o acesso a suas contas é mantendo seu login e senha salvos nos aplicativos e sites que mais utiliza. No entanto, essa alternativa pode ser um risco em dispositivos compartilhados.

Para evitar que desconhecidos tenham acesso a esses apps ou ao seu navegador, os especialistas em segurança recomendam que você adicione uma barreira contra intrusos nos seus apps.

Existem alguns aplicativos que oferecem a função de Cofre, como o dfndr security, aplicativo de segurança para Android e iOS. Com ela, você pode colocar proteção por biometria, senha numérica ou padrão em qualquer aplicativo instalado no seu celular, incluindo o Gmail. O passo a passo é bem simples:

1 – Instale o dfndr security. Você pode baixar o app grátis aqui.

Instale o dfndr security.Instale o dfndr security.

2 Abra o app, toque em “Funções” na barra inferior e depois role para baixo até encontrar “Cofre”.

3 – Defina uma senha de acesso. Você pode escolher entre biometria, senha numérica ou padrão.

4 – Escolha os apps que quer proteger.

PUBLICIDADE

Proteção em segundos. Instale o dfndr security.

Tags: