Como remover as barras de ferramentas do navegador

Conheça as ameaças dos toolbars no seu navegador e aprenda a removê-los

Você provavelmente já deve ter se irritado com aquelas extensões indesejáveis que se acumulam no navegador. Elas poluem o visual do programa e, muitas vezes, até mudam o seu sistema de busca padrão. Chamadas toolbars ou barras de ferramentas, essas pragas existem para afiliar você a um serviço, que o navegador, na maioria das vezes, já possui por si só.

Melhor navegador de internet

Elimine Delta Search, Hao 123 e Ask do seu navegador

E o pior é que existem várias disponíveis para nos incomodar: Delta Search, Hao 123, Ask e por aí vai. Normalmente, essas barras de ferramentas são instaladas sem nosso consentimento, quando baixamos outro software gratuito. Elas obrigam você a pesquisar no buscador deles e aglomeram vários atalhos no navegador para, por exemplo, acessar as redes sociais. E se não bastasse tudo isso, elas ainda causam lentidão e travamentos enquanto navegamos na internet.

Mas o grande perigo mesmo é que as toolbars invadem a privacidade do usuário, pois elas monitoram e registram cada site que você acessa, com o objetivo de trazer publicidade. Assim, elas acabam sendo responsáveis por aqueles mil anúncios que vira e volta aparecem no navegador.

Já falamos sobre todos os seus prejuízos, mas você sabe como retirá-las para sempre da sua máquina? Apesar de às vezes ser extremamente difícil excluir uma toolbar, não se desespere, pois toda e qualquer barra de ferramentas pode ser removida.

Como apagar toolbars definitivamente

Existem três modos diferentes de excluir definitivamente as toolbars: no próprio navegador, no computador e com programas de auxílio. Veja o passo-a-passo:

No navegador

Cada navegador possui um direcionamento específico para chegar até o menu de “extensões”. Mas, em quase todos eles, podemos encontrar essa opção nas configurações ou ferramentas do navegador. No caso do PSafe Internet, basta clicar em “Ferramentas” > “Extensões” e, logo em seguida, desinstalar a toolbar indesejada através do botão de lixeira. 

Pelo computador

Caso esteja usando o Windows, acesse o Painel de Controle, localizado no menu Iniciar, e clique em “Programas”. Depois, acesse “Desinstalar um programa” e procure pelo arquivo da barra de ferramentas para excluir. Se você usar o PSafe Internet, pode clicar no ícone colorido ao lado da barra de URL, acessar a PSafe Downloads e clicar em “Meu PC”. Basta procurar o arquivo da toolbar e clicar em “Desinstalar”.

Se mesmo assim não resolver, clique com o botão direito em cima do ícone do navegador e acesse “Propriedades”. Na aba “Atalho”, observe o que está escrito na opção “Destino” e, se for o caso, retire tudo o que existir depois do “.exe” (mantendo as aspas caso elas existam).

Com programas de auxílio

Também existem diversos programas cujo objetivo é eliminar as toolbars instaladas. Uma boa opção entre eles é o AntiToolbar, que está disponível de forma gratuita e segura na PSafe Downloads.

Saiba como baixar pela PSafe Downloads

Conseguiu? Anote essas dicas e proteja o seu navegador enquanto está utilizando a internet.