Como resolver problemas comuns ao Galaxy S4

Você tem um Galaxy S4 e ele apresentou algum erro ou instabilidade que você não conseguiu consertar? Confira como se livrar desses problemas.

Apesar de ser um dos mais populares entre os aparelhos Android, o Galaxy S4 pode apresentar problemas que nem todo mundo sabe como resolver. Erro de câmera, bateria que acaba rápido e até dificuldade para se conectar a uma rede Wi-Fi são problemas bem irritantes para quem gosta de aproveitar ao máximo o seu smartphone. Mas a parte boa é que é possível contornar a maior parte deles. Confira algumas dicas para consertar alguns problemas comuns que podem vir a surgir no dispositivo:

Bateria

Sabe aquela sensação de que a bateria do seu dispositivo está “viciada” e uma carga cheia já não consegue acompanhá-lo durante todo o seu dia? Às vezes, o problema pode ser solucionado apenas com uma otimização dos aplicativos. Entre no menu “Configurações” e selecione o botão “Bateria”. Você irá encontrar um gráfico mostrando quanto tempo de bateria ainda resta e os principais aplicativos responsáveis por “drenar” a sua energia. Para resolver isso, basta encerrar os apps desnecessários segurando o botão “Home” do seu Galaxy S4 e deslizando o ícone para um dos lados.

Outro problema comum que afeta diretamente a sua bateria é o brilho da tela. Quanto mais tempo sua tela fica ligada com a luminosidade alta, mais energia do seu aparelho ela irá consumir. Por isso, o recomendável é que você deixe sua configuração de brilho sempre em modo automático ou em um nível moderado. Basta entrar em “Configurações”, “Meu dispositivo”, “Visor” e personalizar do jeito que você preferir. Neste mesmo menu, você ainda consegue diminuir o tempo de espera do celular quando não utilizado, para isso é só alterar o item “Duração de luz de fundo”.

O Android ainda oferece a opção “Economia de Energia”, em que altera as configurações gerais e de rede do seu Galaxy S4 para consumir o mínimo de energia necessária.

Restarts inesperados

Uma das coisas mais frustrantes que existe na vida de um usuário de smartphone é quando seu aparelho reinicia sem motivo. Geralmente isso indica que existe algum problema com a sua bateria, mas a causa pode ser também algum erro no seu cartão de memória. Para isso, retire e coloque novamente o seu cartão microSD. Se o problema desaparecer quando você retirar o microSD, talvez seja a hora de você trocar de cartão de memória.

A atualização dos seus apps também é uma boa pedida para tentar consertar esse problema. Mas se mesmo assim ele persistir, você deve procurar alguma assistência técnica autorizada.

Câmera

O problema com o cartão de memória pode ser também o motivo de um eventual mau funcionamento da câmera. “Erro na câmera”, aplicativo travado e encerramentos inesperados são problemas frequentes para alguns usuários. Mas se você tiver dificuldades em tirar fotos com seu aparelho e o motivo não é o microSD, você pode tentar limpar o cache do aplicativo da câmera. Para isso, é só você ir em “Configurações” e selecionar a opção “Mais” e então “Gerenciador de aplicações”. Lá você irá encontrar o app da câmera e pode selecionar a opção “Limpar cache”, que dará uma otimizada para a hora de tirar suas fotos.

Wi-Fi

Alguns usuários do S4 encontram também dificuldades em conectar-se a uma rede Wi-Fi no aparelho. Geralmente esse problema é da própria rede, mas se você quiser garantir que não há nada de errado com o seu dispositivo, tente desabilitar os Dados Móveis do seu smartphone.