Como saber se estão roubando minha internet

Sua internet está lenta e você suspeita que alguém possa estar roubando seu sinal? Fique do olho nas nossas dicas e evite que isso aconteça!

Atualmente, já existem conexões e gadgets que podem ser usados com o objetivo de roubar a internet.

Dessa forma, aumenta-se ainda mais a nossa preocupação, pois ficamos cada vez mais expostos aos hackers. Mas você sabe quais são os tipos de invasão existentes, como identificar que alguém está furtando o seu sinal e, o mais importante, o que fazer para conter isso?

As razões para alguém invadir a sua rede podem ser as mais óbvias, como, por exemplo, não ter acesso a uma rede própria ou não poder pagar por uma. Mas também cabe a possibilidade de alguém usar seu sinal para enviar spams ou acessar sites de forma anônima, comprometendo assim o seu IP.

Isso sem falar naqueles que entram na sua rede já com a intensão de acessar seus arquivos e roubar informações pessoais.

Somando-se a isso os aplicativos criados para decifrar senhas, o que piora ainda mais a situação quando o usuário não troca a senha da rede com frequência ou quando não se dá nem ao trabalho de colocar senha, deixando o sinal aberto.

Leia também: Como acelerar a sua conexão Wi-Fi

Quando devo suspeitar que estão roubando minha internet

Inicialmente, quando vemos a velocidade cair muito e regularmente, quando recebemos mensagens ou notificações desconhecidas em nosso email ou quando simplesmente ficamos sem conexão sem um motivo aparente.

No caso de ter um roteador e não seguir as configurações recomendadas, os riscos aumentam ainda mais, pois qualquer pessoa com um pouco de experiência e que esteja próxima a você, como um vizinho, por exemplo, pode se conectar facilmente.

Como verificar se alguém está usando minha rede?

Se quiser comprovar e não ficar só na suspeita, vá ao painel de configurações do roteador, digitando seu IP no navegador. Depois, digite o nome do usuário e senha onde diz Dispositivos conectados ou Attached Devices e poderá ver uma lista com os IPs de todos os dispositivos conectados a sua rede.

Uma forma mais simples é fazer o download de um aplicativo que detecte usuários intrusos, como por exemplo: Fing, NetWork Discovery e o Net Scan para celulares e o Angry IP Scanner para computadores.

Como evitar o roubo do meu sinal

Como já comentamos, uma das principais recomendações é trocar a senha de acesso padrão, aquela que nos fornece o servidor. Quando trocar a senha procure evitar nomes, datas de nascimento ou outros dados pessoais. Lembre que uma senha será muito mais segura se tiver uma combinação de letras maiúsculas e minúsculas, caracteres especiais e números. E, de qualquer forma, troque-a regularmente.

A próxima dica é desativar o WPS, um sistema que facilita a conexão à sua rede. É composto de 8 dígitos e está escrito na parte de baixo do seu roteador. Adivinhar estes 8 dígitos é algo muito difícil e, por isso mesmo, recomendamos ainda que você entre nas configurações do seu roteador e desative o WPS que já vem ativado por padrão. Igualmente recomendamos, se o roteador permitir, que você utilize o método de segurança na rede WPA2.

Tags: