Como saber se seu PC tem vírus?

O seu computador está tendo um comportamento diferente, um pouco estranho. Está mais lento, abrindo páginas e janelas do navegador sem a sua permissão e bloqueando temporariamente o […]

O seu computador está tendo um comportamento diferente, um pouco estranho. Está mais lento, abrindo páginas e janelas do navegador sem a sua permissão e bloqueando temporariamente o sistema. Estas são apenas algumas das situações que podem acontecer quando o seu computador está infectado com vírus. Por isso, é importante saber quais são os sintomas que acusam se algo está errado com o seu PC. Confira aqui como saber se seu PC está com vírus.

Como você já sabe, a PSafe sempre indica que esteja instalado o antivírus PSafe Antivirus. Ele garante ainda mais segurança para o seu PC e detecta e remove automaticamente todos os tipos de ameaças. No entanto, ter uma postura de segurança digital também é fundamental.

Por isso, a PSafe reuniu algumas dicas que informam se o seu computador pode estar infectado. 

Sintomas

Quando há alguma coisa errada com o seu PC, seja um problema de hardware ou mesmo um vírus de computador, ele informa que existem erros. No entanto, a mensagem nem sempre é direta e você precisa ficar atento a todos os sintomas. O primeiro deles é quando existe um bloqueio no seu sistema operacional. Este bloqueio pode ser a famosa tela azul ou até mesmo outro tipo de restrição. O que vale nestes casos é verificar imediatamente se existe alguma ameaça no seu PC. Claro que outros problemas podem estar afetando o funcionamento do computador, mas procurar vírus é uma boa dica.

Outra indicação de que algo está ruim é quando o computador está muito lento. Como a PSafe sempre informa, existem vários motivos que deixam o seu computador lento – e uma destas razões é a existência de vírus. Por isso, quando o computador estiver lento, faça uma verificação com o antivírus PSafe Total. Se tudo estiver ok, baixe o otimizador de PCs PSafe Total, que vai identificar tudo o que pode ser melhorado no sistema operacional.

Verifique também se o seu disco rígido está com atividade alta mesmo quando o seu computador não está executando arquivos e programas. Isto significa que o sistema operacional pode estar infectado por um vírus. Para saber se o disco rígido está com alta atividade, aperte simultaneamente Control+Alt+Del. Aparecerá uma tela com várias opções. Escolha “Iniciar Gerenciador de Tarefas”. Então, clique na aba “Desempenho”.

Um sintoma que também pode indicar problemas é quando, ao iniciar o PC, aparecem mensagens informando que determinadas funções não puderam ser executadas ou que houve problemas no acesso aos discos rígidos do sistema operacional. Por isso, desconfie de qualquer mensagem estranha e faça uma verificação com o antivírus PSafe Antivirus se isso acontecer!

Além disso, também é sinal de que há algo errado se algum programa se executa de forma automática, sem você clicar em nada, se ele não abre ou se aparece no canto inferior direito da tela a informação de que um determinado programa está tentando acessar a sua internet.

Observar o seu roteador ou modem de vez em quando também é uma dica importante. Se ele ficar piscando muito quando você não está usando a internet em excesso (sem executar programas pesados e fazer downloads), pode ser que algum hacker esteja tentando acessar a sua rede.

Uma dica valiosa é verificar o andamento dos seus e-mails. Atente para o fato de eles estarem realmente sendo enviados e verifique com seus amigos se eles estão recebendo alguma mensagem estranha vindo do seu e-mail. Se estas duas situações estiverem acontecendo, cuidado! Você pode estar com o PC infectado ou alguém pode ter roubado a senha do seu computador.

Outra situação complicada é o recebimento de uma notificação destacando que o IP do seu computador está numa lista negra. O IP é o número que identifica cada PC e quando ele está na lista negra é porque provavelmente está sendo usado por hackers como uma botnet, ou seja, um computador controlado remotamente a fim de enviar spams e fazer determinados sites pararem de funcionar devido ao grande número de acessos ao mesmo tempo.

Por fim, esteja sempre atento para ver se o seu antivírus está funcionando. Algumas ameaças conseguem desativar o antivírus. No caso do antivírus PSafe Antivirus, você pode ficar tranquilo. Mas agende uma verificação e confira se ela está realmente ocorrendo nos dias e horários especificados. Afinal de contas, cuidar da sua segurança digital é importante sempre!

Tags: