Como saber se um site de notícias é falso

Há milhares de sites que são falsos. Te ajudamos a descobrir se aquele site que você acessou em busca de informações é confiável ou não.

últimas notícias na internet

Há milhares de sites que postam notícias e são opções aos já conhecidos como Folha Online, G1, UOL, CNN e a BBC, mas esses sites podem publicar notícias falsas com o objetivo de agradar determinado público, alcançar picos de visitas e obter lucro com publicidade, além do perigo de replicar vírus.

É importante distinguir entre fontes de notícias legítimas e ilegítimas, assim você pode estar tão bem informado como for possível. Em geral, os sites de notícias falsos compartilham as seguintes características:

As opiniões são evidentes nas notícias

As fontes de notícias mais confiáveis têm seções exclusivas para opinião do editor, onde é publicado todo tipo de opiniões. Não há nenhum problema com isso. Entretanto, as fontes de notícias ilegítimas dispersam pedacinhos de opinião em notícias que deveriam ser objetivas. Se um repórter escreve em primeira pessoa ou claramente expressa uma opinião dentro de uma notícia séria, você deveria ter cuidado ao utilizar esse site como uma fonte de notícias.

Ausência de fontes

Qualquer estatística publicada em um site de notícias legítimas inclui uma fonte citada ou, ao menos, um link apontando a fonte. Veja se o site utiliza uma fonte de notícias confiável, se ele usar um blog ou site questionável, é provável que não seja uma fonte de notícias muito boa.

Conversação publica editada

Um site que censura determinados tipos de opiniões em suas seções de comentários é provável que seja uma fonte ilegítima de notícias. Se não tolerarem opiniões contrastantes em uma seção de comentários, é pouco provável que informem notícias objetivamente. Sempre revise a seção de comentários de uma fonte de notícias para ter uma ideia de suas tendências de censura.

Sensacionalismo e notícias desconfiáveis

Se uma fonte de notícias obscura, publica um artigo sobre alguma coisa extravagante – como uma cura para o câncer ou que um alimento comum pode danificar a função do cérebro – provavelmente é falsa. Este tipo de notícia é utilizado frequentemente para chamar a atenção ao utilizar o sensacionalismo e atraindo leitores ingênuos, especialmente nas redes sociais.

Artigos com pesquisa

Pesquisas relacionadas com as eleições são noticias legítimas, mas algumas fontes ilegítimas de notícias tentam criar notícias "iscas" com amostras muito pequenas para fazer prevalecer seu ponto de vista. Por exemplo, um site a favor do aborto pode utilizar uma pesquisa para dar a aparência de que a nação apoia a legalização do método.

Site com Spware e publicidade excessiva

Um navegador seguro é capaz de te proteger desse tipo de site poluído visualmente.  O Psafe Internet além de bloquear pop-ups, spyware e outras ameaças tem ferramentas exclusivas capazes de acelerar em até duas vezes sua navegação.

Como os sites deste tipo focam em obter a maior quantidade possível de pageviews para lucrar com anúncios, todo cuidado é pouco. Se por acaso, você acabar esbarrando com um destes sites, procure uma fonte de notícias diferente e de prioridade as já conhecidas.

 

Tags: