Como saber qual é a velocidade da sua internet

Saiba o que é ISP, qual é o seu e como ele performa. Conheça site, como o próprio Google, que medem qualidade da sua internet.

As prestadoras de serviços de internet ganharam um novo estímulo para melhorar. O Google começou a analisar a qualidade do streaming oferecido pelas provedoras de banda larga e empresas de conteúdo. Um dos objetivos é deixar claro que os principais culpados pelas lentas velocidades são as próprias companhias. Outros sites já faziam um serviço parecido (veja a lista abaixo), mas o Google vai fazer de uma forma um pouco diferente, direcionando os testes em vídeos.

O link para o site aparece quando vídeos mostram lento carregamento no YouTube. O serviço foi lançado sem muito barulho em maio, mas recentemente atraiu uma grande atenção.

Um dos recados do site diz que “há muitos fatores que influenciam a qualidade do streaming de vídeo, incluindo sua escolha do Provedor de Serviços de Internet (ISP, na sigla em inglês). Saiba como seu ISP performa e entenda suas opções".

A classificação acontece com base em quão rapidamente bilhões de horas de vídeos do YouTube assistidos todo mês são carregados em 30 dias. O resultado é divido por provedora e local para determinar a qualidade de desempenho que os espectadores obtêm em 90% do tempo.

O site serve especialmente clientes que querem ver o vídeo em alta definição. Ele mostra a melhor forma de fazê-lo, de acordo com a empresa, que afirma estar “apenas fornecendo informações, e não tentando dizer às pessoas para mudar seu comportamento ou fazer qualquer coisa diferente".

Os clientes podem comparar o desempenho de vários prestadores de serviços de internet em sua localidade através do site.

Veja como testar a velocidade da sua internet

Sites que testam a velocidade da sua internet

Speedtest.net – É um dos mais conceituados da rede. Ele mostra um mapa com vários servidores espalhados pelo mundo. O usuário só precisa selecionar um deles e o serviço simula o envio e o recebimento de um pacote de dados a partir do ponto de origem. No fim, um relatório completo é mostrado.

CNET Bandwidth Meter – Esse site faz testes online de velocidade de conexões discada (Dialup), Modem, LAN, ADSL e Cabo (Banda Larga), sem fio (Wireless) e satélite.

InternetFrog – Por meio de um gráfico, o site apresenta tanto a velocidade de download (recebimento) como de upload (envio).

RJNET – Velocímetro – Um dos melhores medidores nacionais. Os servidores localizados no Brasil mostram como está sua conexão, seja ela ADSL, Cabo, Banda Larga ou conexão discada.

Tags: