Como se proteger de sites falsos

Conheça a ferramenta que identifica e bloqueia links maliciosos em tempo real

A internet oferece um universo de possibilidades. E de perigos. Somente neste ano*, o dfndr lab – laboratório de segurança digital – bloqueou 39 milhões de links maliciosos. E basta entrar em um deles para colocar em risco suas informações pessoais, mensagens, dados bancários e tudo que você tem no celular. Veja a seguir as dicas dos especialistas do dfndr lab para ficar protegido contra os sites falsos:

[1] ATENÇÃO aos links no WhatsApp e em outras redes sociais! Se você vir um link com um título sensacionalista e apelativo, com erros gramaticais ou ortográficos e/ou oferecendo uma grande promoção há grandes chances dele ser falso.

[2] Se entrar no site, procure pela sessão “sobre” para saber mais a respeito do endereço e verificar se há informações confiáveis;

[3] Como os sites falsos são muito verossímeis, é fundamental também observar a URL, pois muitas vezes ela contém palavras e domínios suspeitos. Veja alguns exemplos (ATENÇÃO, OS SITES ABAIXO SÃO FALSOS!) – note que todos usam o nome de grandes empresas, mas:

    • contém erros no endereço (o endereço correto é https://www.uber.com/): https://uber-cadastro.mobi/credito30
    • erros de ortografia (o nome correto é Spotify): https://spotiffy.net/?premium
    • erros de gramática (promoson): https://promoson.club/offers-apple

Mas seguir pistas não basta!

Emilio Simoni, diretor do dfndr lab, explica que estas características são indicativos importantes de segurança, no entanto, até https:// e o símbolo de cadeado na barra de endereço podem ser falsificados.

Por isso, é importante usar um antivírus com um anti-phishing eficiente para se manter protegido contra sites falsos. A função Bloqueio de Hackers, por exemplo, é o anti-phishing do dfndr security. Esta função é capaz de identificar e bloquear links falsos ou com vírus imediatamente, inclusive dentro do WhatsApp e Facebook. Para instalar grátis, basta tocar aqui.

Como funciona

Quando você usa uma aplicativo com anti-phishing, como o dfndr security, você irá receber um alerta na mesma hora em que um link infectado é identificado no seu celular. Ou seja, você pode até abrir um site falso ou infectado, mas o aplicativo irá bloquear o ataque na mesma hora.

Tira-teima

No celular ou no computador, ao menor sinal de dúvida, você também pode usar a “Análise de links” do dfndr lab. Basta copiar o link suspeito e colar o endereço no campo indicado no site www.dfndrlab.com. Em poucos segundos o site revela se o link é perigoso ou se é seguro. Assim como o app dfndr security, a ferramenta também é gratuita e pode ser usada por todos.

Leia também: Notícias falsas: como identificar e se proteger

*Dados do dfndr lab correspondentes ao período de 1 de janeiro de 2018 a 25 de fevereiro de 2018

*Conteúdo atualizado. Matéria originalmente publicada em 21 de  fevereiro de 2017

PUBLICIDADE

acelere-seu-android-instale-dfndr-security

Tags: