Como testar a velocidade da rede Wi-Fi

Curioso para saber se a sua rede sem fio é realmente rápida? Aprenda como realizar testes de velocidade e fique de olho no desempenho do seu Wi-Fi!

Está na dúvida se a sua rede sem fio está com uma velocidade muito abaixo do esperado? Na hora de decidir se deve mudar ou não de plano na operadora, é interessante verificar se a performance da sua conexão realmente está comprometida.

No Android, já existem apps gratuitos que realizam testes precisos e indicam o quão lento ou rápido está o desempenho do seu Wi-Fi no momento.

Leia também: Rede Wi-Fi sem senha é confiável?

O dfndr security, com a ferramenta Wifi Check, utiliza uma tabela de valores comuns aos planos de internet disponíveis no mercado para analisar o quanto a sua rede sem fio está rendendo.

Para isso, ele utiliza como parâmetro a velocidade de download, ou seja, quanto tempo a sua internet leva para receber um dado (arquivo ou mídias) de um servidor ou outro dispositivo e, assim, classifica a performance da rede como lenta, média, rápida ou muito rápida.

Por exemplo, caso a sua rede sem fio atinja apenas a velocidade de até 1 Megabit (unidade de transmissão de dados) por segundo, ela será classificada como lenta.

Além disso, o app realiza uma análise aprofundada para identificar se a rede utilizada é realmente segura ou pode tornar o seu dispositivo vulnerável a ataques.  E o melhor é que tudo isso acontece dando apenas um toque na tela e aguardando pelos resultados.

De toda forma, é importante ficar atento às causas da lentidão do seu Wi-Fi, pois, nem sempre, elas estão relacionadas a um baixo valor contratado no plano de dados.

O mau posicionamento do roteador, por exemplo, pode tornar o sinal de transmissão fraco e diminuir a qualidade da internet. Assim, ao aproximar o dispositivo conectado à rede do aparelho, o teste poderá indicar uma velocidade mais precisa.

E você, o que está esperando para conferir a performance do seu Wi-Fi? Faça o teste!

Tags: