Como tirar vírus do email que envia SPAM, malware e phishing

Confira o passo a passo para identificar o problema e proteger sua conta de vírus do email que envia spam, malware e phishing para sua lista de contatos.

O email se tornou um dos meios de comunicação mais populares do mundo, principalmente porque boa parte dos domínios oferecidos é gratuita. Uma única mensagem é capaz de impactar centenas de pessoas de uma só vez, além de conter um grande potencial de viralização. E, por isso, se tornou um ambiente propício à atuação de hackers.

Relatos de emails hackeados são muito comuns nos dias de hoje. Além de invadirem contas para roubar dados e informações pessoais, os hackers costumam aproveitar esses acessos para se passar pelo dono do email, espalhar outros ciberataques e fazer novas vítimas.

Pensando nisso, preparamos um passo a passo especialmente para os usuários que não sabem como tirar vírus do email que envia SPAM, malwares e até phishings em seu nome.

Como descobrir se estão usando seu email para enviar vírus e SPAM?

Antes de resolver o problema, é preciso identificá-lo e ter certeza de que seu email realmente está comprometido.

Quando uma conta passa a ser usada por terceiros para enviar SPAM, malwares e phishings, é possível notar algumas movimentações suspeitas. Segundo Emilio Simoni, Diretor do dfndr lab – laboratório especializado em segurança digital – as mais fáceis de identificar sem o auxílio de um aplicativo de segurança são:

Alerta de falha no envio

Veja na sua Caixa de Entrada ou de SPAM se você recebeu algum alerta indicando que houve falha no envio de algum email. Verifique se esse email realmente foi enviado por você.

Registro de envio de email suspeito

Vá até a caixa de Enviados e procure por emails com assuntos suspeitos que supostamente foram enviados por você. A maioria desses emails são mandados para contatos da sua lista e também para outros endereços de email desconhecidos.

Contato de amigos

Entre em contato com amigos da sua lista de contato e procure saber se eles receberam algum email supostamente enviado por você com assuntos suspeitos e que solicite baixar arquivos ou clicar em links.

Como tirar vírus do email que faz envio automático de SPAM?

Uma vez identificado que sua conta está sendo usada para enviar mensagens e arquivos infectados para outros usuários, a principal recomendação de segurança do Diretor do dfndr lab é passar o antivírus no seu computador ou celular. Assim, será possível verificar se o seu dispositivo também foi comprometido.

“Os usuários que costumam acessar seus emails pelo celular precisam redobrar a atenção, principalmente porque existem ciberataques desenvolvidos exclusivamente para infectar smartphones. O ideal é utilizar um antivírus que ofereça proteção completa, o dfndr security, por exemplo, além de detectar vírus e malwares, conta com uma tecnologia anti-phishing que avisa caso você acessa ou receba um link malicioso bloqueia e remove qualquer tipo de ameaças ao celular em tempo real dentro de aplicativos de mensagens e navegadores”, completa Emilio.

Feito isso, vá até as Configurações do seu email e procure por opções de Login e/ou Segurança. Remova o acesso de todos os dispositivos que estiverem conectados à sua conta. Se alguém a estiver usando por outro celular ou computador, ela será desconectada automaticamente.

Em seguida, troque a senha imediatamente para impedir que façam login novamente. E, se possível, ative a opção de Verificação em duas etapas para inserir uma senha extra e autenticação via SMS para receber códigos de acessos exclusivos.

E por fim, mas não menos importante, oriente seus amigos a não clicarem em nenhum link ou baixar nenhum arquivo que tenha sido supostamente enviado por você via email.

PUBLICIDADE

Tags: