Raspberry Pi, tornando sua casa num media center

A tendência do futuro é ter todos os dispositivos controlados pelo smartphone e já caminhamos para isso. Veja como ter um media center em casa.

Com o avanço tecnológico já é possível transformar a sua sala em um media center (central multimídia), ou seja, ter todas televisões, computadores, tablets e smartphones conectados sem precisar de cabos. Uma forma de fazer isso é com o Raspberry Pi.

Ele está disponível em código aberto, o que permite que os usuários personalizem e criem suas versões para diferentes situações e aplicações.

Apesar de ter o tamanho de um cartão é uma mega máquina. Conta com processador, slot para cartões de memória, interface USB, processador gráfico, HDMI, memória RAM, entrada de energia, barramentos de expansão e seus respectivos controladores; um computador completo.

Como funciona

Pequeno e simples não roda bem games e programas de edição de vídeo, mas suporta o Linux e o Windows. Também é importante que ele esteja conectado em uma rede local com acesso à internet. Você pode conectá-lo na televisão para visualizar nela arquivos de outros dispositivos.

Após instalado o sistema operacional escolhido e/ou a personalização ele reproduz todo o tipo de arquivo de vídeo, imagem e áudio encontrados na atualidade. Também é possível navegar na internet, escrever textos, ouvir música, criar planilhas…

Se preferir, o vídeo baixado no pc ou tablet, mesmo o de alta definição, pode ser reproduzido na tela da TV. Isso é possível porque ele permite que você interaja entre as mídias.

Fundação Raspberry Pi

O mini computador é resultado de um projeto da Fundação, que tem foco educacional e está localizada no Reino Unido. O objetivo era disponibilizar às instituições de ensino um computador simples e de baixo custo. Através de parcerias com fabricantes, a Fundação consegue comprar os componentes a preços menores que os de mercado.

Além de ensinar às crianças programação básica e facilita o acesso à um computador, o projeto também chamou a atenção das empresas. Hoje muitas estão utilizando esse tipo de sistema para sincronizar dispositivos diversos sem o uso de cabos, facilitando a vida dos usuários.

Modelo

O lançamento de 2015 é o modelo Raspberry pi 2 com Processador de 900Mhz quad-core ARM Cortex-A7 e 1GB LPDDR de memória. Ele vem com Windows 10 de fábrica.

Instalação e Configuração

Se você gostou da ideia, você pode procurar em sites nacionais ou importar da própria Fundação. Alguns sites internacionais que entregam no Brasil também vendem. Caso não ache um já personalizado para o uso que deseja, veja como fazer você mesmo.

E não é necessário ter conhecimentos avançados de sistemas. Com o mínimo de entendimento em informática e o tutorial você consegue deixar o seu prontinho para uso.

Tags: