Como transformar seu Android em uma webcam

Aprenda como transformar a câmera do seu smartphone Android em uma webcam para seu computar com este tutorial!

Graças à natureza livre do sistema Android, é possível fazer uma infinidade de coisas diferentes com um smartphone. Sempre há uma função nova, um app diferente ou uma utilidade inusitada para seu celular. Você sabia que é possível até mesmo transformar a câmera do dispositivo em uma webcam para seu computador? Não? Então confira como fazer isso com o nosso tutorial:

Em primeiro lugar, para transmitir a imagem da câmera do smartphone para o computador você precisa de um software em ambos os dispositivos. Mais do que isso, você precisa do mesmo nos dois aparelhos e que ambos estejam conectados na mesma rede. Portanto, vamos ensinar como configurar sua “webcam portátil” a partir de dois programas: o IP Webcam e o DroidCam. Ambos foram desenvolvidos especialmente para isso, necessitam conexão de internet estável e exigem o download no seu Android e no seu PC.

IP Webcam

Primeiro, você precisa baixar o IP Webcam no seu Android e, em seguida, no seu computador. Pronto! Agora é só instalar e executar nos dois aparelhos. No celular, existe uma grande variedade de configurações para você deixar a imagem do jeito desejado. Depois de todas essas opções, existe um botão ao final da lista chamado “Start Server” (“Iniciar Servidor”, em português). A partir do momento que você escolher o início da transmissão, uma série de números aparecerá embaixo da imagem da sua câmera. Este será o seu IP local, sua “identidade digital”, que servirá para você conectar-se no computador.

Agora é só abrir um navegador no computador e escrever na barra de endereço, onde você digita os sites, esse número de IP. O próprio browser levará você direto para o menu de configurações sobre imagem e transmissão dela pelo smartphone. depois de escolher as melhores opções de vídeo e áudio, você executa o programa IP Webcam no PC, encontra o campo “Camera feed URL” e digita o mesmo IP novamente seguido do termo /videofeed (exemplo: númeroIP/videofeed).

Pronto! Agora, se você tentar usar algum programa que utilize câmera – como o caso do Skype – você verá que ele reconhecerá o seu celular como uma webcam disponível!

DroidCam

Os passos para configurar o DroidCam são muito parecidos com o IP Webcam. Você precisa baixar no seu celular e no seu computador e executar em ambos. A diferença é que, ao invés de digitar o IP no seu browser, você deverá digitá-lo direto no programa do DroidCam do PC. Configure suas preferências de qualidade de imagem e câmera, e aperte o botão “Start” para iniciar a função. Pronto, o seu smartphone já estará funcionando como uma webcam.

Vale ressaltar ainda que este programa permite o compartilhamento entre a câmera do celular e o computador através de outras maneiras diferentes da rede Wi-Fi local: você pode se conectar via Bluetooh, cabo USB ou criar um servidor na rede Wi-Fi para acessar remotamente.

Achou útil? Existem um monte de funções diferentes que o nosso Android consegue executar e nós nem fazemos ideia. Conhece mais alguma? Deixe sua sugestão nos comentários!

Tags: