Saiba como usar os comandos de voz do Android Wear

Uma das características mais atraentes do Android Wear é a capacidade de acionar recursos e ações úteis usando o comando de voz. Saiba como funciona!

Uma das características mais interessantes do Android Wear é a capacidade de acionar recursos e ações úteis usando o comando de voz. E é fácil aprender a utilizá-lo. Para começar, basta tocar a tela do relógio uma vez. Se o usuário não estiver na tela inicial, ele deve dizer: “Ok, Google”.

 

Envio de mensagens

Além de responder às mensagens recebidas, o usuário pode iniciar novas mensagens de texto e e-mails dizendo o nome do contato em voz alta. Esse procedimento funciona melhor quando o usuário diz o nome de um contato cujo endereço de e-mail está registrado. Ele também pode falar o endereço de e-mail em voz alta. Isso será suficiente para que o Google Wear entenda o comando. Por exemplo: “Ok, Google, e-mail para Aline Martins” ou “OK, Google, ligar para Mário Gonçalves”.

 

Definição de lembretes

É um ótimo recurso para quem se esquece de anotar as tarefas do dia ou de comprar algo importante. O usuário só precisa dizer “Ok, Google” para definir lembretes específicos de um local ou horário. Exemplos: “Ok, Google, lembrar de comprar o remédio para dor de cabeça” ou “Ok, Google, lembrar de comprar o remédio às 18h”.

 

Agenda de compromissos

O assunto, a hora e o local de seu próximo compromisso são exibidos para que o usuário não precise consultar a agenda. É possível armazenar informações sobre reuniões de trabalho ou eventos sociais por comando de voz. Por exemplo: “Ok, Google, almoço com o João, no Café Paraíso, dia 25, às 13h”.

 

Pesquisa por voz

Diga “OK, Google” para conseguir as informações que precisa. Pergunte qualquer coisa, como “vai chover no fim de semana?”, “que horas são em Londres?” ou “quantas calorias tem um abacate?”.

 

Pesquisa de rotas

O usuário pode utilizar o Android Wear para encontrar o melhor caminho para o trabalho. Exemplo: “Ok, Google, navegar para a Rua São José 15”. A melhor rota será indicada.

 

Condicionamento físico

Controle sua atividade física com resumos diários que mostram a contagem de passos e frequência cardíaca. Diga: “Ok, Google, verifique minha frequência cardíaca” ou “Ok, Google, informe quantos passos eu dei”.

 

Controle de música

O usuário deve falar: “Ok, Google, ouvir música” para iniciar a reprodução em seu smartphone. É possível pausar a música, retornar a reprodução e pular faixas usando o comando de voz.

 

Criação de notas

Alguém pode ter uma ideia sobre algum trabalho que esteja produzindo e guardar esta nota com a ajuda do Android Wear. O usuário deve dizer: “Ok, Google, criar uma nota sobre o desaparecimento das abelhas no mundo”, por exemplo.

 

Tags: