Aprenda a criptografar seus e-mails para envia-los com segurança

Há uma crescente preocupação com a espionagem e os crimes digitais que circulam via e-mail. Criptografar sua mensagem a torna mais segura.

Programas para encriptar seus e-mails

Não é segredo para ninguém que e-mails são uma grande fonte de spams, vírus, fraudes e diversas outras coisas. Também não é novidade que grandes empresas com serviço de webmail têm acesso às mensagens para depois oferecer publicidade dirigida para cada usuário.

Além do uso dos e-mails de usuários para fins comerciais, há uma crescente preocupação com a espionagem e os crimes digitais. Para quem ainda não conhece, a assinatura digital é utilizada para dar a garantia de que o e-mail recebido não foi alterado ou interceptado desde o seu envio.

Já a criptografia funciona de uma maneira muito mais segura, pois ela guarda a mensagem e os arquivos anexos do e-mail e faz com que somente a pessoa com a “chave pública” de quem enviou o e-mail consiga visualizar o seu conteúdo.

A encriptação de e-mails não é novidade. Desde 2008 o Gmail já apresentava uma opção de sempre usar HTTPS. Em outras palavras, criptografar tudo que trafega entre seu computador e os servidores do Google ao usar o Gmail. E, desde 2010, o procedimento deixou de ser apenas uma opção a ser ativada e passou a ser padrão para todos os usuários do e-mail do Google.

Dicas de programas para criptografar seus e-mails:

Enigmail:

Complemento para o gerenciador de e-mails Mozilla Thunderbird. Habilita alguns atalhos dentro do programa que facilitam o envio de e-mails mais seguros. O usuário também deverá baixar o Gnu Privacy Guard para utilizá-lo.

Gpg4win:

Um pacote de programas onde é possível criar pares de chaves, organizá-los e publicá-los. Com ele também é possível “traduzir” mensagens criptografadas e criptografar textos normais.

iSafeguard:

Contém funções parecidas com o Gpg4win, mas com o diferencial de realizar diversas operações através de atalhos. Apresenta uma interface intuitiva que permite que você crie suas chaves.

Tags: