Oito dicas para começar a usar seu Mac

Selecionamos oito dicas para você descobrir tudo aquilo que o Mac pode te oferecer de vantagens. Clique e descubra.

iMac com iPhone e iPad

A grande maioria dos usuários de Mac foi incluída digitalmente no sistema Windows e por isso, sentem muita dificuldade ao iniciar na plataforma da Apple. Se você acabou de levar para casa o seu primeiro Mac, parabéns! Você tem a mão um mundo novo de possibilidades e que podem te ajudar a tornar o trabalho mais agradável. Para ajudá-lo a começar, aqui estão algumas dicas para conhecer meu melhor seu Mac.

1. Configure seu Apple ID

Uma das primeiras coisas que você deve fazer é configurar o seu Apple ID. Essa identificação permite que você compre coisas do iTunes e App Store, sincronize com serviços de backup disponíveis através do iCloud, e se conecte com outros dispositivos, incluindo o iPhone. Sua Apple ID também ajuda a manter o seu Mac seguro.

2. Aprenda os truques do Trackpad

Os computadores Mac permite que você faça truques úteis com um, dois e três rolagem de dedos, tocando e clicando no Trackpad. Você também pode usar o trackpad de maneira semelhante a um smartphone touchscreen – o Trackpad vai deixar você abrir e dar zoom ou reduzir ao usar determinados programas.

3. Conheça o Finder

Se você já estiver usando PCs, você provavelmente está acostumado a clicar no menu Iniciar para encontrar programas e documentos. Nos Macs, você vai usar o ícone do Finder – um rosto azul sorridente, normalmente no canto inferior esquerdo da tela – para acessar programas, documentos, fotos e muito mais. Clique através da janela do Finder para descobrir as configurações de exibição que são mais úteis para você.

4. Confira o FaceTime

Computadores Mac, seja um notebook ou desktop, vêm equipados com uma câmera de vídeo localizada um pouco acima da tela. Um dos usos mais divertidos desta câmera é fazer uma videocoferência com outros dispositivos Apple! O FaceTime conecta os usuários com outros computadores Mac, iPhones e iPads para chamadas de vídeo. Use o FaceTime para manter contato com amigos e familiares que moram  longe ou estão em férias.

5. Ative o iCloud

O programa de armazenamento em nuvem da Apple, o iCloud, faz o backup das informações selecionadas do seu dispositivo automaticamente, uma vez que você configurar sua conta. O iCloud também funciona como um serviço de localização utilizando o aplicativo Find My Mac. Se você perder o seu computador, deixá-lo em um táxi, ou perceber que foi roubado, o Find My Mac pode ajudar a localizá-lo através de um sistema de rastreamento GPS.

6. Baixe músicas e crie listas de reprodução no iTunes

iTunes, o programa de música de assinatura em dispositivos Mac, pode já ser familiar para você, se você ouve música em um iPod ou iPhone. Se assim for, sincronize para seu novo computador e continue a ouvir! Se você é novo no mundo Mac, o iTunes permite que você mantenha a sua música em um só lugar com arquivos digitais de fácil acesso. Use o iTunes para ouvir a sua música favorita, criar listas de reprodução, e baixar novas músicas, filmes e muito mais. O iTunes também inclui um recurso de rádio que lhe permite usar a internet para sintonizar estações de rádio de todo o mundo.

7. Experimente alguns Apps

Cada Mac inclui um programa que, através da Internet, você pode se conectar a App Store. Lá você pode baixar aplicativos gratuitos e pagos, desde ferramentas para editar fotos até jogos. Explore as muitas categorias de aplicações  na App Store. Um programa que você vai querer baixar, instalar e usar em seu novo Mac é o PSafe Total para Macs, o que ajuda a manter o seu computador otimizado e livre de vírus.

8. Saiba como finalizar um programa

E se você estiver usando um programa ou aplicativo e ele congelar? Infelizmente, isso acontece com todo mundo e nem o Mac está livre de uma parada ou falha em algum app. Para encerrar um programa, use o Command, Option, e tecla Escape ao mesmo tempo. 

Tags: