Comprei o meu Android: o que preciso saber?

Se você comprou ou trocou seu smartphone e tablet, provavelmente tem em suas mãos um aparelho com Android, sistema operacional da Google, presente em oito a cada dez […]

Se você comprou ou trocou seu smartphone e tablet, provavelmente tem em suas mãos um aparelho com Android, sistema operacional da Google, presente em oito a cada dez novos celulares vendidos no planeta. Experiente ou navegador de primeira viagem, dicas para você descomplicar a sua vida com seu novo Android.

A atualização é automática

O sistema operacional Android será atualizado quando a Google quiser, não adianta você acessar o menu de Configurações e mandar verificar a Atualização do sistema. A disponibilidade de uma nova versão para instalação será apenas uma coincidência. Quando for necessário promover a mudança, você receberá um aviso de alerta. Ao contrário do seu computador, no universo dos smartphones e tablets, você não está no controle neste quesito.

APPs se fecham sozinhos

Quem está acostumado a abrir programas em computadores está familiarizado com a opção de fechar ou minimizar uma janela. Os APPs não têm este recurso, são minimizados automaticamente ao tocar o botão Home para abrir um novo APP na tela inicial ou no menu de APPs recentes (para acessar esta área dê duplo clique no botão Home). Caso queira forçar o fechamento de algum aplicativo, nesta tela deslize o dedo para o lado sobre o aplicativo. Uma dica para evitar o uso de memória e o gasto de bateria desnecessários é manter instalado no celular o PSafe Suite Android, que permite gerenciar o uso da banda larga e da carga do aparelho, em uma de suas funções.

É fácil compartilhar arquivos e links

Seja por qual canal for, compartilhar uma informação por meio dos recursos do seu smartphone ou tablet é muito simples. O botão Compartilhar está facilmente acessível por toque único sobre o objeto alvo, seja uma foto, arquivo ou link do navegador, que pode ser publicado no Facebook, enviado por e-mail a grupos de amigos, distribuído por APPs de chat ou arquivado na sua nuvem ou APP específico para leitura off-line posterior daquela página aberta no navegador.

Ambiente personalizável

A tela inicial Home pode ter a sua cara. Você pode escolher uma imagem de fundo estática ou de movimento. Para isso, pressione a imagem atual por alguns instantes até que se habilitem as funções de troca. Também pode reorganizar os APPs a fim de deixa-los melhor distribuídos, agrupá-los ou removê-los. Para isso, pressione sobre o APP por alguns instantes até que se habilitem, no canto superior da tela, as opções Remover e Criar Pasta. Daí, é só arrastá-los para o local desejado.

Os aplicativos pré-instalados pela fabricante não poderão ser excluídos, mas ocultados. É possível movê-los a pastas de gavetas, que alguns modelos Android também permitem personalização, e escondê-los para que não interfiram no uso cotidiano do seu smartphone ou tablet.

Google Play é sua loja oficial

Até que se sinta seguro e acumule experiência na vida móvel, baixar APPs somente pela Play Store pode te ajudar a manter sua segurança online.

O Flash está na UTI

Esta época da Internet está ficando para trás. APPs específicos podem rodar flash, como o Youtube, mas sites construídos com esta base não terão boa visualização no seu smartphone ou tablet.

Tags: