Confirmação de compras de Natal por e-mail pode ser malware

Época de Natal exige maior cuidado ao abrir e-mails de compras online. Veja como manter seu PC protegido neste fim de ano.

Não é de hoje que hackers utilizam e-mails para infectar computadores com vírus. Mesmo que você seja um usuário constante de internet, com o aumento do volume de e-mails recebidos, pode acabar, por engano, clicando em algum arquivo malicioso e acabar por instalá-lo em sua máquina.

Época de compras de Natal exige cuidado redobrado

Veja no exemplo usado para ilustrar o post. Qualquer pessoa que faça compras no endereço Compra Fácil poderia acabar clicando por engano no link malicioso.

A primeira ação a ser tomada é repousar o mouse sobre o remetente para que seu servidor de e-mail indique o endereço completo de quem enviou a mensagem. Tomado este cuidado, você provavelmente não seria vítima deste golpe de phishing.

Caso, com a dica anterior, não seja possível confirmar o remetente, marque responder mensagem para certificar-se do emissor. Normalmente, estes e-mails de sites de compra começam com ‘noreply’.

Um e-mail legítimo dificilmente possui links não clicáveis, como o caso do endereço da loja que encerra a mensagem, outro indicativo de contato falso.

Comprando muito ou pouco neste Natal, tenha cuidado para não acabar deixando escapar suas informações financeiras pessoais mais valiosas para evitar dor de cabeça.

O uso de um bom antivírus em seus dispositivos eletrônicos oferecerá barreira à ação de criminosos na internet, mas não é suficiente para impedir a infecção dos devices com vírus, já que muitos deles são descobertos depois de anos em ação.

A prevenção ainda é a melhor saída para evitar crimes na internet. Para isso, confie o monitoramento da sua atividade online a um programa de segurança robusto. Escolhendo o PSafe Total para Windows, você além de contar com a melhor base antivírus capaz de combater especificamente ameaças criadas para atacar no Brasil, você protege o seu roteador, com a proteção wi-fi, e garante estar comprando a partir de sites legítimos de e-commerce, por meio da ferramenta compras seguras. Conheça melhor o antivírus da PSafe. O produto é gratuito e também está disponível para Android.

Tags: