Conheça 10 dicas para fazer com que seu Tumblr bombe

Aprenda a usar o Tumblr

O Tumblr é uma mistura de blog com Twitter, com posts em geral bastante curtos e com uso de muitos gifs e imagens, além de vídeos e áudios. A possibilidade de fazer posts de forma simples e rápida é um dos principais atrativos da rede social. Por este caráter, o Tumblr é perfeito para ser atualizado através de dispositivos móveis. Hoje se estima que existam cerca de 200 milhões de Tumblrs ativos. Talvez por esta característica, ele seja uma das redes sociais mais negligenciada pela maioria das empresas, mas também de boa parte dos usuários de internet.

Entretanto, o que poucos sabem é que o tempo médio de visita ao Tumblr é de 14 minutos, maior do que o Facebook e o Twitter, de acordo com dados do Search Engine People. Isto aconteceria porque usuários desta rede social tenderiam a ser mais engajados e menos propensos a se distrair com outros conteúdos, possivelmente, devido ao uso intensivo de gifs. São muito comuns também páginas dedicadas a temas específicos como gifs de humor e de animais e citações de autoajuda.

Um post no Tumblr pode ser feito de várias formas. A primeira é o tradicional, com um texto que pode ser acrescido de imagens, vídeos, links, widgets. Uma segunda opção é uma postagem apenas com uma foto – que pode ser enviada do próprio PC ou a partir de uma URL da internet – e um texto curto de descrição, como uma legenda. Outra forma é quando o usuário escreve uma citação e, abaixo, a origem dela.

Uma postagem pode conter também apenas um link e um texto descritivo sobre aquele conteúdo. O usuário também pode fazer um post de chat e, com isso, selecionar apenas um trecho de um diálogo para compartilhar. Um post com áudio em MP3 de uma música ou podcast também pode ser criado. A última opção é um post de vídeo que pode ser enviado do computador ou incorporado de sites como YouTube, Vimeo ou Daily Motion.

Algumas dicas podem ser úteis para fazer com que uma conta no Tumblr se torne mais atraente para os visitantes:

Tags

Elas servem para organizar sua página e aumenta as chances de ser visitado por usuários que fizerem buscas por temas, além de seu post poder aparecer na home da rede social.

Temático

Opte por um tema para o seu Tumblr. Isto pode fazer com que você se torne uma referência para os visitantes, quando eles pensarem em determinado assunto.

Conteúdo e exposição

Conteúdo original é fundamental para expor sua criatividade e habilidade. Se você for uma pessoa com bom humor, melhor ainda. O Tumblr é muito usado por pessoas para fazer posts engraçados e divertidos.

Texto é importante

Gifs, vídeos e fotos são muito legais. Talvez seja o que as pessoas mais querem acessar. Mas o Google não inclui estes formatos em suas buscas. Por isto, é importante que haja um bom texto descritivo em seus posts visuais.

Compartilhe

Use outras redes sociais como Facebook e Twitter para espalhar seus posts e conseguir maior visibilidade para seu Tumblr.

Atenção aos títulos

O Tumblr é conhecido pelas páginas divertidas e de humor, por isso, é muito comum ousar nos títulos. Porém, os mais descritivos, com uso de palavras-chaves aumentam as chances de o post ser encontrado.

Não abandone

Um dos erros mais comum entre os usuários do Tumblr é esquecer a página e deixá-la completamente desatualizada. Isto espanta os visitantes. A rede social permite que o usuário programe seus posts. Caso o usuário tenha que ficar ausente ou sem acesso à internet por um período maior, pode deixar tudo pronto e ir liberando aos poucos, para manter a página ativa.

Permita respostas

Ao finalizar o post, o usuário tem a opção de liberar um box no qual os visitantes podem escrever respostas. Isto só é possível se o post for finalizado com uma questão a ser respondida.

Siga e seja seguido

Quando maior o número de seguidores, maior a chance de ser seguido também. Quando o usuário segue um Tumblr pode compartilhar e curtir. E isso faz com que o perfil seguido saiba que você existe e pode ser atraído para a sua página.

Google Analytics

Saber quantas pessoas estão acessando sua página e os posts mais populares ajuda a saber o que está dando certo ou não. Como o Tumblr ainda carece de boas ferramentas de medição, instale o Google Analytics.

Tags: