Você conhece Allejo, o mito do futebol virtual?

Allejo, o craque dos games de futebol dos anos 90 volta no PES 14. Conheça a trajetória do jogador fictício que mais goleou na história.

 

grandes jogadas e placares absurdos fizeram a fama do craque Allejo

Ele é o maior jogador da história do futebol mundial, ele marcou mais gols do que qualquer outro atleta, sua trajetória arrebatou admiradores em todo o globo. Mas você se engana se estamos falando de Pelé, Ronaldo ou qualquer outro grande jogador das Copas. Estamos falando do mito Allejo, jogador que marcou presença nos games de futebol da Konami nos anos 90.

A admiração de uma geração inteira fez o raque retornar no Pro Evolution Soccer 2014, um tributo da produtora Konami aos primórdios dos jogos de futebol para consoles Nintendo e Sega.

Atualmente, jogos das séries PES e FIFA emulam com perfeição os jogadores de verdade. Características físicas, como rosto, altura, peso e movimentos, além do nome e habilidade são imitadas de forma fiel em craques como Cristiano Ronaldo, Messi, Ribèry, Robben e Neymar.

No entanto, na época em que o licenciamento de clubes e jogadores ainda era uma novidade, os fãs jogavam com atletas fictícios e o camisa 7 do Brasil era o melhor de todos, com grandes arrancadas e movimentos rápidos, dribles e finalizações absurdamente precisas. No Youtube o que não faltam são vídeos de jogadas incríveis do jogador e goleadas históricas em jogos que o mesmo superou 20 gols em uma só partida.

Allejo apareceu pela primeira no International SuperStar Soccer (ISS), precursor do PES, em 1994. O game da Konami era uma resposta rápida ao lançamento do FIFA International Soccer, da EA Sports, dando início à rivalidade que dura até hoje no mundo dos games.

Como a produtora japonesa não podia utilizar os nomes dos jogadores daquela época, como Romário e Bebeto, centenas de nomes foram inventados pela equipe de criação. O nome do craque esteve presente também na versão seguinte, o International Superstar Soccer Deluxe.

camisas com o nome de Alejjo são vendidas em lojas virtuais

Com a evolução dos games e o início da era dos licenciamentos, Allejo se aposentou. No lugar dele, entraram os jogadores reais, como Zidane, Figo e Ronaldo. No entanto, a memória do maior craque virtual se manteve viva através de páginas e comunidades no Orkut e Facebook. Durante partidas da seleção brasileira, é comum o nome de Allejo figurar entre os trending topics no Twitter. No ano passado, fãs brasileiros do craque produziram um documentário fake com depoimentos e a história do jogador.

Seguindo a tendência, a Konami incluiu o Allejo no PES 14. O craque está disponível no time básico da Master League. E, ao contrário, dos jogadores fictícios criados pela produtora, Allejo ressurgiu como craque. A média de Allejo é de 88 pontos, comparável a craques como Mario Balotelli e Arturo Vidal. Para jogar com o craque, é preciso selecionar uma equipe do Campeonato Brasileiro e a nacionalidade brasileira.