Conheça as data brokers – empresas que coletam suas informações

Você pensa que o Google e Facebook possui muita informação sua? Se engana, existem empresas especializadas nisso. Conheça mais.

Por incrível que pareça, a resposta é Não. Google e Facebook são apenas a ponta do iceberg dessa indústria lucrativa. Eles sabem muito sobre você, mesmo que você nunca ouviu falar deles. Os mais importantes são Acxiom, CoreLogic, DataLogix, eBureau, ID Analytics, Intelius, PeekYou, Rapleaf e Recorded Future.

Falamos sobre as chamados data brokers ou corretoras de dados. Sua função é simples: coletar e vender informações pessoais, e, nem sempre, com o consentimento das pessoas. Eles transferem as informações para outras empresas ou agências para venda de produtos ou campanhas de marketing direto.

O principal problema, além de atuar no anonimato, é que grande parte da informação que manipulam pode estar errada e afetam a sua reputação ou atividades de alguma forma.

Deve-se notar que a questão levantou a polêmica depois que a Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos (FTC) pediu ao Congresso para aprovar medidas que regulem essa indústria lucrativa e potencialmente nociva por abusos na compra e venda de informações pessoais.

 O relatório da comissão, agora, depende de aprovação no legislativo norte-americano para aprovação de leis que permitam o acesso dos consumidores a base de dados centralizada e informações de consulta coletadas por essas empresas.

A força que impulsiona a informação do mundo, que detém o domínio tem. Portanto, é importante para navegar na internet, ou digites você inserir os seus dados, você está protegido por um antivírus como o sistema PSafe total contendo uma navegação anti-phishing, examina a confiabilidade da URL do e desaparece malwares e outras pragas digitais.

Tags: