Conheça o Blitab, o tablet para deficientes visuais

Prometido para o segundo semestre do ano que vem, esse protótipo de tablet promete ser mais eficiente e barato do que as atuais tecnologias para cegos!

A tecnologia é um fator integrador para muitas pessoas. Os deficientes visuais, por exemplo, possuem diversos apps que os ajudam a se conectar no mundo virtual e utilizar dispositivos móveis. Mas você sabia que existe um aparelho voltado exclusivamente para eles? Conheça o Blitab, o tablet para cegos!

O dispositivo foi desenvolvido pela empresa austríaca que leva o mesmo nome, Blitab, e funciona como uma espécie de tablet em braile. Isso é possível por conta da sua tecnologia, que permite que pequenas bolhas se formem na superfície da tela e criem conteúdo específico para deficientes visuais. Segundo a própria empresa, um dos principais objetivos do aparelho é justamente alfabetizar e democratizar o acesso à tecnologia aos cegos.

Não existem muitos detalhes concretos sobre o Blitab porque ele ainda é um protótipo. Sua previsão de chegada ao mercado é setembro de 2016. Porém, pelo o que foi apresentado, o dispositivo não contará com conexão sem fio (Wi-Fi ou dados móveis). Para acessar a internet, o usuário deverá conectar o tradicional cabo de rede no corpo do aparelho. Além disso, ele ainda possui entradas USB para acessar conteúdos normais de pendrive e outras mídias.

Diferente da maioria dos aparelhos existentes atualmente, o que irá diferenciar o Blitab quando chegar no mercado é a sua praticidade para o usuário. Hoje em dia, os dispositivos existentes funcionam de maneira mecânica e pouco funcional – apenas uma linha de texto por vez. Além disso, a empresa promete que o preço será bem mais acessível que a maioria das tecnologias existentes. Porém, o valor do Blitab foi anunciado em €2.500, algo em torno de R$ 10.912.

Gostou da novidade? Deixe sua opinião nos comentários!

Tags: