Conheça o carro que anda sem motorista

Quando criança você sonhou em ter um batmóvel. E agora, adulto, um carro que te levasse sozinho para casa. O Google pode realizar seus sonhos. Entenda!

Todos conhecem o batmóvel que se locomove sozinho até o ponto em que o batman está, mas já imaginaram isso na vida real? Pois o Google promete trazer essa função das telonas para as ruas muito antes do que você imagina. A gigante vem trabalhando nisso há um tempo e, após muitos testes internos, o projeto está pronto para ser testado nas ruas.

A princípio os testes terão um piloto, mas só para o caso de uma emergência ou mal funcionamento. Afinal, a ideia é que o carro possa andar sem motorista. Esses veículos são programados para fazerem o trajeto entre dois pontos indicados pelo proprietário. O melhor de tudo é que não precisa ser um trajeto deserto, nem o dono precisa se preocupar com multas de trânsito. Ele faz o percurso respeitando as leis de trânsito, o fluxo de veículos e pedestres e possíveis obstáculos que surgirem.

Já pensou poder ir para festa de carro, beber e voltar para casa com o carro te levando? Seria o paraíso para muita gente. E pelo visto isso não está tão longe assim. Os testes ocorrerão entre junho e julho deste ano nas estradas dos EUA, especificamente na Califórnia. Os carros teste alcançarão no máximo 40 km por hora, além do piloto já mencionado. Tudo para evitar acidentes. Se alguma situação de risco acontecer o motorista conseguirá voltar para o piloto manual rapidamente.

Esse teste nas ruas é um avanço, mas ainda falta muito para o carro chegar no mercado. Afinal, além da tecnologia, também é necessário mudar legislações e, é claro, a regulamentação dos veículos. Já com relação aos custos para o consumidor final, ainda não foram divulgados dados. O jeito é torcer para que seja liberado logo e aguardar. Enquanto isso, veja o vídeo do Google sobre o assunto:

Tags: