Smartphone sendo manuseado pelas mãos de uma pessoa

Você sabe o que é e como usar o OmniROM?

O OmniROM é usado na plataforma Android 4.4 (KitKat). Desenvolvido com base em ROMs experimentais, é uma forma de personalizar ainda mais seu Android!

O Omnirom é uma reação à recente comercialização do projeto ROM da CyanogenMod. Alguns desenvolvedores não teriam sido avisados de que o grupo se tornaria uma empresa para viabilizar a ideia. Eles não gostaram e criaram o Omnirom para a plataforma Android 4.4 (KitKat), com base em ROMs experimentais.

Uma das ideias centrais do Omni é que os “nightly builds” são para todos. Basicamente, é uma versão do software que reflete as últimas modificações que estão sendo desenvolvidas, sem se preocupar que a versão pode ser instável, ou que, por exemplo, possam existir bugs.

Em vez de ficar esperando até poder baixar a ROM inteira, cerca de 200mb na maioria das vezes, é preciso apenas baixar as mudanças que estão sendo desenvolvidas, mesmo que elas ainda não estejam 100% concluídas.

Os usuários também ajudam o projeto, avisando sobre todos os erros e bugs que forem encontrados nas alterações dos desenvolvedores.

Além de ter as novidades antes mesmos de estarem prontas, o Omni apresenta algumas funções úteis para os aparelhos. Uma delas é aumentar a capacidade de personalização do Android, por exemplo. Para isso, você deve ser root.

Ele possibilita ter vários apps funcionando simultaneamente agrupados na tela do seu dispositivo. Com este método, mantém-se um app principal no lado esquerdo, e no lado direito podemos ter uma pilha de aplicativos, onde é possível navegar livremente.

E tem mais. Graças ao trabalho do desenvolvedor Guillaume Lesniak, os usuários da OmniRom podem escolher as frases ou palavras de comando para ativar o controle por voz dos seus dispositivos.

Ainda será possível associar determinadas palavras a ações específicas. Dessa forma, a frase “Ok, câmera” poderá não apenas despertar o smartphone, como também ativar o aplicativo da câmera. O controle por voz dos smartphones Android, que se dá a partir do comando “Ok, Google”, é sem dúvida outra função muito interessante.

Uma das configurações do Omni permite que você otimize o seu telefone. Ele encontra um equilíbrio entre a capacidade de processamento e consumo de energia do aparelho. Essa função ajuda até a aumentar o tempo de duração de sua bateria.

Celulares que suportam o Omni

Galaxy Note, Galaxy Note II, Galaxy S3, Galaxy S4, Nexus 4, Nexus 5, Nexus 7, LG Optimus G, Galaxy S2, HTC One (2013), Oppo Find 5, Sony Xperia T e HTC Explorer.

Como instalar Omni

– Baixe a ROM, o GApps e o SuperSU;

– Copie a ROM para a memória do dispositivo;

– Dê Reboot recovery;

– Flash da ROM sem necessidade de wipes (se precisar, será avisado);

– Reboot;

Tags: