armazenamento livros

Conheça Open Stack: o futuro da computação em nuvem

Entenda o que é o Open Stack e veja os diversos eventos que acontecem no Brasil sobre ele. Assim você não perde nenhuma novidade desse open source.

Essa ferramenta existe há 5 anos e já é considerada como o futuro da computação em nuvem. Diversas empresas já a utilizam e a comunidade de desenvolvedores. Mas e você, sabe do que se trata?

O que é

OpenStack é uma plataforma Open Source que permite a criação e a gestão de computação em nuvem, servindo tanto para nuvem pública quanto privada. O sistema em nuvem facilita o compartilhamento de informações e o acesso as mesmas. Além disso, não ocupa espaço físico nos dispositivos.

5º Hangout Open Stack Brasil

O evento acontece mensalmente e os interessados devem se inscrever com nome e email. O deste mês será no próximo dia 19, às 20h. Em julho teve o OpenStack Brazil Day em Porto Alegre, comemorando o 5º aniversário. O hangout do dia 19 irá abordar:

  • Recap OpenStack BR
  • Compartilhamento File-Systems em rede utilizando o Manila

Curiosidades

Em 2011 o conceito no qual o Open Stack se baseia foi criado pela NASA e Rackspace, sendo apoiado, em seguida, pela Fundação OpenStack.

A organização, sem fins lucrativos, também é responsável por supervisionar a comunidade colaborativa do projeto e o desenvolvimento do mesmo. Essa ferramenta é tão boa que é utilizada pelo Serpro, um sistema governamental.

Tags: