Conheça os tipos de fraudes e crimes na internet

Fraudes são realizadas em todos os cantos da internet, desde sites de leilões até em software.

Fraudes são realizadas em todos os cantos da internet, desde sites de leilões até fraudes de software. Antes da era da internet, grande parte destas formas de fraude eram realizadas diretamente ou via correios, minimizando os riscos. Hoje em dia, com gente disposta a dar sua informação de cartão de crédito online, ficou mais fácil do que nunca acontecer uma fraude.

Sabu é libertado FBI

Conheça alguns tipos de fraudes de internet e como evitá-los:

Fraude com cartões de crédito

Há muitas empresas online que se disfarçam como lojas para vender “produtos”. Elas simplesmente pedem um número de cartão de crédito para completar a transação online e seu pedido está a caminho, ou ao menos isso dizem. Em alguns casos, estes podem ser estelionatários estrangeiros que não têm motivos para cumprir com a lei.

Para evitar este tipo de negócio, sempre consulte a idoneidade de onde se encontra o suposto vendedor. Se houver algum alerta vermelha, não proceda com a compra. Nunca dê sua informação de cartão de crédito num site como este.

A fraude dos leilões pela Internet

Leiloes pela Internet são atrativos porque oferecem produtos a um preço mais barato, se você fizer uma oferta no momento oportuno. Sites de leilões como eBay são geralmente seguros, já que têm diretrizes de segurança para assegurar uma ação recíproca. Mas, inclusive em sites populares como este, é recomendado tratar só com compradores ou vendedores que tenham um histórico de qualificação positiva em seu perfil.

Um tipo de site que deve ser evitado completamente são as páginas de leilões de centavos, que geralmente são uma fraude devido às cotas de inscrição e o custo para aumentar o preço cada vez. Limite-se a sites de leilões de confiança se esse for seu estilo de compra.

Fraude de investimentos

Fraudes de investimentos estão em toda a Web. Podem ser qualquer coisa, um correio eletrônico de fraude que envolve um príncipe nigeriano pedindo recursos para um negócio social. Se alguma vez alguém que você não conhece lhe solicitar recursos online para um investimento ou algum tipo de submissão monetária, bloqueie-o e não tenha nenhum tipo de comunicação com a pessoa.

"Não incentivamos a ninguém a interatuar com alguém que acredite que está tentando cometer um crime contra eles", diz o porta-voz do serviço secreto americano Ed Donovan. "Se você receber um correio eletrônico de alguém que não conhece, deve eliminá-lo. Se alguém está te pedindo dinheiro ou informação pessoal, deve simplesmente eliminá-lo".

Notificações de falsos vírus

Há muitas publicidades pop-up online que afirmam que seu computador está infectado com algum vírus e você deve eliminá-lo clicando em um enlace determinado. Isso é uma mentira. Para verificar a saúde de computadores e notebooks contra vírus, instale o PSafe Total e o PSafe Internet para ter certeza que sua experiência de navegação não é inibida por notificações de vírus falsos como estes, que estão tentando fraudar a descarregar seu software carregado de spyware. O navegador da PSafe bloqueia URL’s maliciosas e oferece proteção para compras online semelhante a utilizada pelos bancos.

Esteja sempre atento enquanto navega pela Web para que sua informação permaneça segura.