Por que o contador do Youtube pausa em 301 views?

Já percebeu que às vezes o contador do Youtube para em 301 visualizações. Saiba o motivo disso acontecer.

Quem costuma assistir muitos vídeos no Youtube sabe que o contador costuma travar em cerca de 300 views durante algumas horas ou dias. Por que isso acontece?

Recentemente o vlogueiro Brady Haran, do canal NumberPhile, resolveu investigar a questão e convocou o Ted Hamilton, Gerente de Produto do YouTube, para responder o enigma.

Basicamente, a questão é muito simples. O Youtube desenvolveu um log específico para realizar esta contagem, ele é capaz de identificar visualizações falsas e ajuda a ferramenta a ser o mais transparente possível com seus usuários. Os vídeos que são hospedados no Youtube são espelhados em diferentes servidores do Google ao redor do mundo, assim, quando você aperta o play em determinado vídeo, tenha certeza que ele está rodando no servidor mais próximo da sua casa.

O espelhamento de servidores garante sempre que o site não fique sobrecarregado, além de ajudar na velocidade de upload e no carregamento dos vídeos. Com a fragmentação das visitas, o Youtube dispõe de uma máquina só para contabilizar as visualizações que são enviadas dos outros servidores ao redor do mundo.

Assim que o log de acessos atinge 300 visitas, o Youtube contabiliza o vídeo como popular e trava o número de visualizações para verificar se o número é real. Geralmente o contador é paralisado no número 301, mas se dois ou mais logs entram ao mesmo tempo, o número pode chegar até 306 visualizações.

No vídeo abaixo você confere a explicação com gráficos que podem te ajudar a entender melhor.

Tags: