rp_robos-copa-do-mundo_2014-07-15.jpg

Esse mês no Brasil acontecerá uma “Copa” de futebol robótico!

Ainda esse mês, o Brasil sediará uma Copa do Mundo de futebol apenas para robôs! A Copa acontecerá em João Pessoa. Confira os detalhes!

Copa de robôs

O Brasil sediará o maior torneio de futebol robótico entre os dias 21 e 24 deste mês, em João Pessoa, capital da Paraíba. Competidores de 45 países e mais de 60 mil visitantes são esperados para participar do RoboCup 2014. Segundo a organização do evento, é uma grande oportunidade de estar em contato com alguns dos mais prestigiados pesquisadores internacionais de Robótica e Inteligência Artificial. Um dos convidados da 4ª edição do RoboCup é o professor emérito de robótica do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), Rodney Brooks.

RoboParty vai ensinar a construir robôs de forma simples e divertida

RoboParty é um evento dentro do RoboCup 2014 com finalidades educativas e pedagógicas que reúne equipes de no máximo quatro pessoas (normalmente um adulto e três jovens), durante três dias, para ensinar a construir robôs autônomos móveis (eletrônica, mecânica e programação) de forma simples e divertida, com o apoio de tutores qualificados. Após a RoboParty, as equipes vão levar os robôs para que possam continuar a usá-los em seu processo de aprendizagem na escola ou em casa. O kit de robótica é compatível com ligas RoboCupJunior (resgate e dança) e, portanto, poderá participar em RCJ no futuro. Além disso, o funcionamento do RoboCupJunior será explicado aos interessados durante o RoboParty.

Os participantes receberão noções básicas de componentes eletrônicos (resistores, diodos, capacitores, interruptores, transistores etc), princípios básicos de mecânica e programação. Para tornar a experiência de aprendizagem mais envolvente e divertida, serão apresentados slides de desenhos animados em algumas sessões de treinamento.