64% dos usuários de Android já receberam conteúdo falso em correntes no WhatsApp

Pesquisa realizada com 35 mil usuários de dispositivos Android mostra que mais de 64% já receberam conteúdo falso em correntes no WhatsApp e no Facebook.

Você já recebeu correntes no WhatsApp? E correntes no Facebook? As correntes – mensagens compartilhadas de uma só vez com diversas pessoas – foram o tema de uma pesquisa online realizada pelo aplicativo dfndr security em julho deste ano. 35.565 usuários de celulares Android responderam ao questionário e 64% deles afirmaram que já receberam conteúdo falso através de correntes enviadas em aplicativos de mensagem. Confira as demais respostas:

Leia mais: Brasileiros acessaram fake news 4,8 milhões de vezes entre julho e setembro de 2018

Com que frequência você recebe correntes no Whatsapp ou no Facebook?

85,2% dos usuários afirmaram receber correntes no WhatsApp ou no Facebook com alguma frequência. Apenas 14,8% garantiu nunca ter recebido correntes no WhatsApp ou Facebook.

Nessas correntes, já circularam falsas promessas de emprego, falsos brindes ou falsos benefícios do governo?

Quando questionados sobre se já haviam recebido conteúdo falso através de aplicativos de mensagem, 64,4% dos usuários admitiram já terem recebido informações inverídicas.

Por onde você recebe correntes com informações falsas?

46,6% dos entrevistados afirmaram que o WhatsApp é o principal meio por onde recebem conteúdos falsos. Dentro da rede social, os grupos de amigos e conversas individuais são o foco da disseminação.

Como se proteger contra links com informações falsas em correntes no WhatsApp?

As correntes no WhatsApp podem ocultar não apenas conteúdos falsos, mas também links maliciosos capazes de infectar seu celular com vírus e malwares. Para ficar livre dessas ameaças virtuais, use sempre um antivírus que tenha a função Bloqueio de Hackers, como o dfndr security, aplicativo gratuito para Android. O dfndr security é o único aplicativo que alerta em tempo real sobre links de vírus, golpes e notícias falsas dentro do WhatsApp, Messenger e SMS. Toque aqui para instalar agora.

Leia também: Detecção de golpes via WhatsApp é três vezes maior entre homens

PUBLICIDADE

Proteção em segundos. Instale o dfndr security.

Tags: